Com o aumento do desemprego, a recessão econômica e a incansável busca por estabilidade profissional, ser aprovado em um concurso público se tornou o sonho de muitas pessoas.
Para chegar na tão sonhada estabilidade profissional, é necessário passar por um caminho que não é nada fácil. Em diversos momentos, os candidatos se deparam com algumas dificuldades, que precisam ser resolvidas durante a preparação para as provas.
Nesse meio tempo, foco e determinação são ingredientes fundamentais para se dar bem nas provas e se destacar em relação aos concorrentes.
O Jornal Daqui traz a seguir, algumas dicas sobre como vencer os obstáculos de um concurso público e o que você precisa fazer para ser aprovado na vaga que sempre sonhou em ter.
Defina seus objetivos - “O candidato precisa delimitar minuciosamente o que é mais importante e deixar a sua meta claramente estabelecida”, orienta o coordenador do curso Executivo em Liderança e Gestão Empresarial do Instituto de Pós Graduação (IPOG) e especialista em Gestão do Tempo e Produtividade, Edson Teixeira.
Teixeira esclarece que o concurseiro precisa ser específico quanto à utilização dos recursos, o tempo e prazo estabelecidos, a quantidade de matérias e o tipo de concurso no qual pretende investir.
“A pessoa precisa estar ciente que ela terá de ter planejamento e preparação antes de se candidatar para qualquer tipo de coisa, não só concurso público”, ressalta.
Não pense nos adversários - Para o advogado especialista em Direito Público e Coordenador do Obcursos, Vagner dos Santos, as dificuldades para a aprovação em um concurso público são estabelecidas pelo próprio candidato.
“O adversário da pessoa é ela mesma. O principal ponto é estudar sem pensar nos adversários, pois quando o candidato foca em seus conhecimentos e procura trabalhar suas habilidades e dificuldades, ele consegue obter maior sucesso e, consequentemente, melhor resultado”, garante.
Preparação - Segundo Santos, um dos principais pontos para conseguir a aprovação é treinar e se preparar com antecedência. “As pessoas que esperam os editais para iniciar os estudos, dificilmente terão maior vantagem sob os adversários”, diz.
Administre seu tempo - Devido à grande quantidade de matérias, muitas pessoas deixam de lado os temas que possuem mais afinidade e focam nas disciplinas mais densas, como Matemática e Direito Penal.
“Não é necessário focar demais num tema difícil. Se o candidato tiver um bom conhecimento de todos os temas que estão sendo abordados, provavelmente ele se dará bem”, ressalta Santos.
Conheça os seus principais vilões em um concurso público: