De acordo com um levantamento feito pela Companhia de Estágios, mais de 30% dos jovens que conseguiram uma vaga de estágio recentemente usaram as redes sociais ou sites especializados para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.
Ao todo, a Companhia entrevistou 1.700 jovens de todo o Brasil e foi constatado que, independentemente de idade, área de atuação ou seguimento da empresa, o Facebook foi escolhido como a principal rede para fazer esta ponte pela sua praticidade, funcionando como vitrine para quem quer ofertar ou conseguir uma vaga de estágio. “A oportunidade chega até você sem que precise fazer grandes buscas, elas aparecem na sua timeline enquanto você navega. Também é muito comum ver amigos compartilhando vagas e marcando outras pessoas que estão procurando emprego.” – explica a estudante de psicologia, Fernanda Machado.
Os grupos de relacionamento dentro da rede permitem tanto o jovem quanto a empresa seguimentarem o tipo de conteúdo que os interessa e desta forma há um maior aproveitamento e interação por ambas as partes.
Para a psicóloga Greta Sunhog, a preferência da Rede entre os jovens está relacionada à razões comportamentais. “Normalmente o jovem que busca estágio ainda não tem seu perfil profissional claramente definido ou suficientemente atraente a ponto de ser competitivo em uma rede de negócios. Além disso, o uso do Facebook para interação pessoal é mais atraente e até mesmo mais amigável para o jovem. Dessa forma é natural que, passando mais tempo conectado, aumentem as chances de que algum relacionamento profissional também surja nessa rede”, explica.
Dica Daqui: Fica evidente que a forma que você se comporta na rede irá também influenciar no momento da contratação. Portanto, cuidado com o tipo de conteúdo que você divulga em suas redes. Da mesma forma que você consegue ter acesso às informações das empresas como vagas e posicionamento, elas também (com absoluta certeza) irão investigar sua presença na Rede.