Não tem jeito. Todo mundo quem aquele frio na barriga quando vai começar um emprego. Para aqueles que estão iniciando a sensação é ainda pior. O mundo do mercado de trabalho é um mundo de desafios diários para todas as posições e profissões.
O novo pode ser enfrentado com mais tranquilidade e sabedoria com bons conselhos e inspiração.
E são nas telonas que vão parar boa parte das histórias inspiradoras. Por isto, separamos aqui oito filmes que vão te dar aquela mãozinha nas mais diversas situações.
1 - A Firma (The Firm - 1993)
Sinopse: Um jovem advogado, casado e recém formado em Harvard é seduzido a entrar numa grande firma de advogados de Memphis. Aos poucos vai descobrindo a sinistra verdade por trás da fachada de luxo e grandeza.
Por que assistir: Filme mostra como lidar com profissionais de má índole.
2 - O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada - 2006)
Sinopse: Uma jornalista iniciante está à procura de emprego e é contratada pela revista de moda mais famosa para ser assistente da editora mais poderosa - e implacável - do mundo.
Por que assistir: Andy (Anne Hathaway) não entende nada sobre o mercado de seu novo trabalho e nem ao menos o valoriza e ainda tem que lidar com sua nova chefe, uma megera acostumada a humilhar seus funcionários. Ainda assim, Andy se torna a principal profissional da empresa.
3 - Um senhor estagiário
Sinopse: Ben (Robert De Niro) é um viúvo de 70 anos de idade que está entediado com sua aposentadoria. Pela chance de voltar à ativa, ele aceita ser estagiário “sênior” de um site de moda, comandado pela jovem Jules (Anne Hathaway).
Por que assistir: O filme é uma forma bem humorada de mostrar a interação entre diferentes gerações no trabalho como uma verdadeira aula de diversidade. É sim possível aprender algo novo em qualquer momento, lugar e todos os tipos de pessoas independente de idade, gênero ou etnia.
4 - Erin Brockovich - Uma mulher de talento
Sinopse: O filme conta a história real de Erin Brockovich, vivida por Julia Roberts. Desempregada e mãe solteira de três filhos, ela se forma como técnica jurídica e realiza a façanha de derrubar uma empresa de energia da Califórnia responsável por danos ambientais em sua cidade.
Por que assistir: A personagem é um bom exemplo de como fazer a diferença mesmo quando se é necessário enfrentar desconfiança, desvalorização e se possui pouca influência em seu segmento.
5 - O informante
Sinopse: O químico Jeffrey Wigand (Russell Crowe) está a ponto de revelar os sombrios segredos da indústria de tabaco para a qual trabalha. Enquanto pondera sobre a decisão, ele sofre as pressões de Lowell (Al Pacino), executivo de mídia que deseja que Wigand faça a denúncia em seu programa na TV.
Por que assistir: O filme mostra a importância de se cultivar bons valores desde cedo e lidar com casos de corrupção no trabalho.
6 - Whiplash - Em busca da perfeição
Sinopse: Premiado pelo Oscar, o longa mostra a trajetória de Andrew (Miles Teller), um jovem e talentoso baterista que ambiciona ser o mais brilhante da sua geração. Pressionado por um instrutor temperamental, ele atropela cada vez mais limites para conquistar o que deseja.
Por que assistir: Qual o preço que você pagaria pelo sucesso? Whiplash repete esta pergunta a cada segundo para fazer o público refletir sobre os sacrifícios realmente necessários para se alcançar sonhos.
7 - Larry Crowne - O amor está de volta
Larry (Tom Hanks) perde seu emprego em uma loja porque não tem ensino superior. Abalado, ele recupera seu interesse pela vida quando decide se matricular em uma faculdade.
Por que assistir: Ideal para quem perdeu o emprego, é uma aula de como lidar em situações de crise. A obra mostra que em cenários desfavoráveis humildade e paciência são a chave para se começar do zero.
8 - O homem que mudou o jogo
Billy (Brad Pitt) gerencia um time de beisebol limitado por um magro orçamento. Eis que surge uma ideia que vale ouro: usar análises geradas por computador para contratar novos jogadores.
Por que assistir: Apresenta como é possível e até saudável pensar de forma diferente e lutar por aquilo que acredita. Reinventar antigos processos de trabalho e procurar novas visões são formas inovadoras e eficientes de se buscar sucesso.