É muito comum que se realize confraternizações entre os funcionários de uma empresa. Nesses eventos, sejam eles restritos a um setor da organização ou grandes comemorações com representantes de várias áreas, manter o comportamento adequado é fundamental para que os colegas de trabalho vejam os presentes com bons olhos.
Quando o profissional se desvia do esperado, a sua posição fica comprometida e pode se tornar uma tarefa árdua atingir seus planos e promoções. A seguir, Marcio Alaor, executivo do Banco BMG, recorda a reportagem da Revista Época em que são citados os piores erros que podem ser cometidos nesses eventos, para garantir que as festas não prejudiquem as relações profissionais.
Com o aumento do fluxo de informação pelas redes sociais e o maior contato entre pessoas distantes geograficamente, muitos se tornaram apáticos ao meio em que vivem. Quando devem comparecer a essas comemorações, se sentem entediados e, pior, parecem entediados. Acabam por se comportar de maneira antissocial, se isolando de todos ou falando em poucas palavras.
Dessa forma, parecem não fazem realmente parte daquele grupo, de modo que terminam por não participar de vários acontecimentos dos negócios. Também pode ser bastante repreensível levar um acompanhante sem antes verificar se isso é aceitável, informa Marcio Alaor. É muito constrangedor ser a única pessoa em um ambiente com uma namorada, um marido ou uma mulher. E para aqueles que pensam em escapar e não ir, saiba antes que essa pode ser a pior de todas as ideias.
Outros vão para esses eventos como se estivessem indo para festas badaladas. Bebem exageradamente e acabam por falar e fazer o que não deviam, algumas vezes com excesso de sentimentalismo e falas exageradas, outras com excesso de sinceridade e falta de bom senso.
Quanto às roupas, é fundamental ter cuidado para não se vestir informalmente em eventos mais sérios. Roupas curtas ou apertadas demais podem prejudicar sua imagem profissional e, antes de tudo, essa não é o melhor lugar do mundo para paquerar.
Quanto aos assuntos das conversas, uma coisa é fundamental: a positividade. De nada adianta se vestir do melhor modo possível, beber socialmente ou não beber, se, quando você fala de alguém ou de alguma coisa, somente desmerece ou aponta perspectivas ruins do assunto.
Fofocar está proibido porque além de criar problemas e conflitos com os colegas de trabalho, também mostra aos ouvintes que você é capaz de atacá-los quando eles não estão presentes. Além disso, depois de terminado o evento, é importante tomar cuidado com as fotos que serão postadas, para que ninguém saia prejudicado.
São vários os tipos de comemorações que podem ser feitas entre funcionários de uma empresa, mas há coisas que sempre devem ser lembradas. Não exagerar na bebida, vestir roupas adequadas e falar de forma positiva são pontos que sempre devem ser mantidos em mente, para que tudo vá bem e de acordo com o esperado.