Emprego

Vai fazer uma viagem a trabalho? Não leve o mico na mala

Uma pesquisa da Booking.com mostra  quais são as maiores gafes em viagens de trabalho. Você pode achar que o assunto é brincadeira, mas esses deslizes podem ter alto impacto para o local em que você trabalha. 

Segundo o Booking.com 62% dos viajantes de negócios confirmam que os erros de etiqueta afetam o objetivo final das empresas. 

O estudo descobriu que um terço (32%) das pessoas que viajam a trabalho admitem ter cometido gafes culturais e metade (49%) está preocupada se irá, mesmo sem saber, ofender alguém. Quase metade (45%) dos viajantes de negócios já viram um colega ou parceiro de trabalho de outros países cometerem um deslize cultural.

E não adianta dizer “Foi mal, parceiro”

Do pessoal que viaja a trabalho com frequência, 83% afirmam que é importante conhecer as normas culturais quando viajando a negócios para outro País. Três a cada quatro viajantes de negócios (73%) afirmam pesquisar sobre o lugar para onde vão para entender melhor sobre bons modos no local, mas isso nem sempre impede que eles paguem mico.

Países em que os brasileiros mais cometem gafes

  • China - 67%
  • Itália - 65%
  • EUA - 58%
  • Alemanha - 56%
  • Espanha - 52%

Os principais micos 

  • Estar num dispositivo móvel durante uma reunião - 46%
  • Não cumprimentar as pessoas apropriadamente - 43%
  • Trajes inadequados - 36%
  • Falar alto - 32%
  • Não responder e-mails dentro de 24 horas - 19%


Nada de desespero na hora de comer

A alimentação pode ser uma das maiores ofensas a pessoas de culturas diferentes. Um em cada dos viajantes de negócios se preocupa sobre ter de comer com pessoas que não conhece muito bem ou ir a restaurantes que não vão gostar. Um em cada três está preocupado sobre ser servido muito álcool (30%) ou sobre como conversar casualmente com clientes ou parceiros de negócios que não conhecem muito bem.

Sem celular

Em todo o mundo, quando se trata do que as pessoas pensam ser as maiores gafes, quase metade (46%) dos entrevistados considera estar no celular durante um encontro ser o mais ofensivo. Mais da metade dos viajantes de negócios britânicos (57%) e americanos (55%) é mais propensa a dizer que estar no celular é inaceitável, enquanto os viajantes de negócios japoneses são menos incomodados por esse erro (30%).

Por causa dos smartphones parece que os viajantes têm esquecido como dizer um “oi”. Usar o celular para buscar como se faz um cumprimento no local é uma boa opção. 

Dois quintos (43%) acham que não cumprimentar um cliente ou parceiro de maneira correta é um dos maiores erros culturais. Em comparação com os de outros países, os viajantes de negócios japoneses são os mais incomodados com saudações impróprias, com três em cada cinco (61%) vendo isso como a mais alta forma de grosseria. Metade (50%) dos respondentes chineses pensa que falar alto é o maior deslize cultural em seu país.

E pedir desculpas você sabe?

Então, o que você faria se você tivesse ofendido alguém? Sete em cada dez viajantes de negócios japoneses (69%) sugerem lidar com a questão imediatamente e pedir desculpas na hora, contra apenas 37% dos viajantes de negócios italianos. Um quarto dos viajantes de negócios italianos (26%) diz que tentaria fazer uma piada sobre o assunto para desfazer a situação.

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