A chama dos Jogos Olímpicos de 2016 chegou na manhã desta terça-feira ao Brasil, a 94 dias do maior evento esportivo do mundo, que pela primeira vez será realizado na América do Sul, no Rio de Janeiro.
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Carlos Nuzman, chegou a Brasília por volta de 7h30 em um avião procedente de Genebra, na Suíça, pintado com a mensagem "Sonho olímpico a bordo" e, junto a ele, carregava a chama olímpica em uma lanterna.
Após a chegada ao aeroporto, o símbolo olímpico foi levado ao Palácio do Planalto, onde a presidente Dilma Rousseff o recebeu durante uma cerimônia junto a autoridades do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
A primeira tocha deverá percorrer um total de 104 quilômetros pelo Distrito Federal. A chama entrará na Catedral de Brasília e, após passar pela Esplanada dos Ministérios, chegará à Praça dos Três Poderes.
A tocha também visitará a ponte Juscelino Kubitschek, o Estádio Nacional Mané Garrincha, o Complexo Aquático Claudio Coutinho, o Parque Nacional de Brasília e a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, entre outros pontos emblemáticos da cidade.
Depois de mais de 13 horas de percurso pela capital brasileira, o fogo olímpico voltará à Esplanada dos Ministérios, onde está prevista uma cerimônia com artistas.
Depois de sua passagem por Brasília, a chama começará seu percurso por 329 cidades de todo o território nacional até chegar ao estádio do Maracanã no dia 5 de agosto, quando serão inaugurados os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.