Esporte

Aliança luta para voltar a erguer taça de campeão goiano

Fábio Lima / O Popular
Fábio Lima

O Campeonato Goiano feminino pode conhecer, nesta terça-feira (15), seu campeão na temporada de 2022. Aliança/Goiás e Vila Nova/Universo se enfrentam, no CT Buriti Sereno, a partir das 15h30, pela 3ª e última rodada do 2º turno da competição estadual. Maior campeão, o Aliança está a um empate do 15º título do Goianão.

Para voltar a vencer o Estadual após quatro temporadas, o Aliança depende apenas de si nesta terça-feira. Se pontuar, será campeão goiano por ter conquistado o título do 1º turno. O time comandado pela técnica Christiane Guimarães não conquista o Goiano feminino desde 2018.

Atual campeão, o Vila Nova/Universo precisa vencer o rival por diferença mínima de três gols para igualar o adversário em pontos e tirar diferença de gols no critério de desempates (saldo de gols) para conquistar o 2º turno e forçar a decisão de dois jogos entre as equipes.

A necessidade de vitória, e goleada, por parte do Vila Nova/Universo forçou o técnico Robson Freitas a priorizar o setor ofensivo da equipe nos últimos treinos. Segundo o treinador, o clube colorado terá comportamento ofensivo diante do Aliança.

“Temos que aproveitar as oportunidades. É final, é clássico. Acreditamos na conquista da vitória, estamos focados nisso. Não podemos errar, temos que aproveitar as chances. Vamos ter um time ofensivo porque precisamos ganhar e tirar a diferença de gols. Acreditamos na nossa força defensiva e tentaremos vencer”, avisou o técnico do Vila Nova/Universo, Robson Freitas, que não conta com sua principal jogadora, a meia-atacante Samara, desfalque com uma lesão no joelho.

No encontro entre os times no 1º turno, Vila Nova/Universo e Aliança/Goiás empataram por 3 a 3. “Daquele jogo eu espero um time mais focado. Sofremos três gols de falhas individuais e trabalhamos esses aspectos nos últimos dias. O Aliança é um time tradicional, nosso principal adversário e tem a vantagem de não ter se desmanchado (depois do Brasileirão Feminino A2), diferente do nosso time”, salientou Robson Freitas.

Esse entrosamento, inclusive, é um ponto que o Aliança/Goiás acredita que pode fazer a diferença para a equipe nesta terça-feira. O time foi rebaixado à Série A3 do Brasileiro Feminino, mas manteve o elenco desde o início da temporada e pode ser campeão invicto se pontuar diante do rival Vila Nova/Universo.

“Conseguimos manter nosso elenco desde o início do ano e isso é prova que o processo pode ter resultado. Montamos um time em cima da hora na A2 (Campeonato Brasileiro), mas mantivemos o trabalho com apenas algumas entradas de peças pontuais. Estamos focadas em voltar a vencer e reforçar que nossos os maiores campeões goianos”, declarou a técnica Christiane Guimarães, do Aliança/Goiás.

'Com os pés no chão'

Ambos os times esperam um jogo com gols e movimentado. “Estamos com os pés no chão. Vamos entrar para ganhar o jogo, independentemente de jogar por um empate. Queremos terminar o 2º turno com vitória para voltar a vencer o Campeonato Goiano”, completou Christiane Guimarães, que espera um time mais concentrado diante do rival Vila Nova/Universo.

“Independente do momento de cada time, clássico é clássico. Tiramos muitas lições do jogo do 1º turno, a principal é que precisamos ter mais paciência para administrar o resultado”, citou a treinadora - no 1º turno, o Aliança/Goiás vencia o Vila Nova/Universo por 3 a 1, mas cedeu empate ao rival colorado.

A 3ª e última rodada do Campeonato Goiano feminino ainda terá o encontro entre Atletas de Jesus e Morrinhos, no clube da Saneago, em Goiânia. As duas equipes não possuem chances de título, mas encerram participações no Estadual também nesta terça-feira, a partir das 15h30. Das quatro equipes, apenas o Morrinhos ainda não pontuou na competição após cinco jogos disputados entre os dois turnos do torneio. Estreante na competição, a equipe do interior teve contra o Atletas de Jesus seu melhor jogo.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI