O Goiás está a uma vitória de garantir matematicamente sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O time esmeraldino tem o primeiro “match point” diante do Athletico-PR nesta quarta-feira (2), às 16 horas, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR).
(Confira, no fim deste texto, arbitragem, onde assistir e escalações)
A equipe treinada pelo técnico Jair Ventura chegou a ficar bem perto da faixa de classificação para a Copa Libertadores em dado momento da competição nacional, mas oscilou negativamente e passou a mirar como objetivo mais palpável a permanência na elite nesta temporada de retorno à 1ª Divisão.
Nos últimos dez jogos, o Goiás teve uma campanha de rebaixamento. O time esmeraldino aproveitou menos de 30% dos pontos disputados, mas, mesmo com o declínio na segunda metade do 2º turno, a equipe manteve distância confortável em relação à zona do rebaixamento.
A equipe esmeraldina pode sacramentar sua permanência na 1ª Divisão com três rodadas de antecipação. Para isso, basta uma vitória simples sobre o Furacão na Arena da Baixada. Neste momento, dos quatro clubes que povoam a zona do rebaixamento, apenas o rival Atlético-GO ainda tem condições de alcançar o Goiás.
No entanto, com uma vitória em Curitiba, o Goiás vai manter uma distância de 12 pontos para o Dragão, em caso de vitória atleticana sobre o Santos, e vão restar apenas nove pontos em disputa para os dois clubes.
Para buscar essa vitória consagradora na Arena da Baixada, o técnico Jair Ventura ganhou opções para escalar a equipe em relação ao time utilizado contra o Corinthians. O time esmeraldino está reforçado com o lateral direito Maguinho, o zagueiro Caetano, o volante Auremir e o meia Marquinhos Gabriel. Todos foram desfalques no empate sem gols diante do Corinthians.
Por outro lado, o técnico Jair Ventura terá como desfalques o lateral esquerdo Sávio e o zagueiro Lucas Halter. Sávio se recupera de uma contusão, enquanto Lucas Halter não pode enfrentar o Athletico-PR por dois motivos: está suspenso e, se não estivesse, não jogaria por força contratual.
Uma novidade na delegação esmeraldina que está em Curitiba é o zagueiro Sidimar. O defensor está recuperado de uma lesão no tendão de Aquiles que exigiu intervenção cirúrgica. O jogador se recuperou retornou aos gramados na eliminação do Goiás para o Real Noroeste, na Copa Verde.
Ainda lambendo as feridas do vice da Libertadores, após ser derrotado pelo Flamengo no Equador, o Athletico-PR precisa confirmar seu retorno à competição continental. Com 51 pontos, o time paranaense tem disputa acirrada com Atlético-MG, São Paulo e o Fortaleza, que tem 48 pontos e está na 9ª colocação e a uma vitória do Furacão.
SEM FELIPÃO
O Athletico-PR não poderá contar com o técnico Luiz Felipe Scolari à beira do gramado. O treinador cumpre suspensão, assim como os atacantes Cuello e Pablo. O time será dirigido pelo auxiliar técnico Paulo Turra.
A comissão técnica do Furacão tem dúvidas, mas a tendência é que possa ter força máxima para tentar encaminhar uma vaga na Libertadores.
O retrospecto entre os dois clubes registra equilíbrio grande ao longo de 48 partidas. Os paranaenses têm ligeira vantagem com 20 vitórias sobre 18 triunfos esmeraldinos, além de 20 empates. Só que esse equilíbrio não é visto quando os jogos são disputados no Paraná. Fora de casa, o Goiás venceu apenas duas vezes o Furacão.
FICHA TÉCNICA
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 2/11/2022 (quarta-feira)
Horário: 16 horas
Onde assistir: Furacão Live e canal casimito na Twitch
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP)
Athletico-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique (Matheus Felipe), Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura (Erick), Fernandinho e Alex Santana; David Terans (Canobbio), Vitinho e Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra
Goiás: Tadeu; Reynaldo César, Sidimar e Caetano; Maguinho, Auremir, Diego, Marquinhos Gabriel e Dadá Belmonte; Vinícius e Pedro Raul. Técnico: Jair Ventura