Com um gol marcado nos acréscimos do segundo tempo, em jogo disputado na noite deste domingo (14), na Arena da Baixada, em Curitiba, o Athletico-PR venceu o Atlético-GO por 2 a 1, em partida movimentada no segundo tempo, quando as duas equipes balançaram as redes. O resultado deixa o time paranaense na disputa por vaga à Copa Libertadores, com 50 pontos. O Dragão jogará as próximas duas rodadas para carimbar o passaporte à Sul-Americana.
O time goiano desperdiçou boas chances de marcar gols, enquanto a equipe da casa foi mais eficiente e soube aproveitar as chances, com Vitinho e Thiago Heleno. O atacante Roberson, que fez um gol sobre o Anápolis no meio de semana, novamente entrou bem no time e marcou para o rubro--negro goiano no Brasileirão.
O Atlético-GO disputou na capital paranaense a antepenúltima partida na Série A - agora, restam Palmeiras (campeão da Libertadores, dia 22) e Coritiba (rebaixado à Série B, dia 25) para fechar a participação do Dragão no Brasileirão. Antes, o time atleticano disputará a semifinal do Goianão 2020 nesta quarta-feira (17), diante da Aparecidense, no Estádio Antônio Accioly.
Na Arena da Baixada, o Dragão teve de se adaptar ao gramado sintético, que não é familiar ao time. Ano passado, no dia 27 de agosto, a equipe atleticana teve dificuldades para se adaptar ao piso do Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre, e foi batida por 1 a 0 pela Copa do Brasil.
Na capital paranaense, os jogadores da equipe goiana se ambientaram rápido ao gramado, trocaram passes, criaram boas chances e até poderiam abrir o placar na etapa inicial em duas oportunidades. Numa delas, Chico chutou para fora, em bom momento. Na outra chance, Santos fez defesa difícil na conclusão de Wellington Rato. Foram situações que mostraram a boa atuação do Dragão no primeiro tempo.
O goleiro Jean ainda arriscou uma cobrança de falta, na entrada, mas o chute saiu por cima. No duelo entre Jean, artilheiro do Dragão na Série A (cinco gols), e o atacante Renato Kayzer, goleador atleticano com dez gols na temporada 2020, os dois pouco participaram do jogo no primeiro tempo. Jean foi pouco exigido pelo ataque do Furacão e Kayzer foi substituído por Jadson, no intervalo.
Os xarás atleticanos iniciaram o segundo tempo criando e desperdiçando chances. Santos salvou novamente o time da casa na conclusão de Wellington Rato. O Furacão respondeu com Leo Citadini e, em lance no qual poderia ter marcado o gol, o sul-coreano Cnico não soube aproveitar.
O castigo foi imediato. De fora da área, Vitinho chutou e abriu o placar - Athletico-PR 1 a 0, aos 17 minutos. Chico foi substituído por Roberson. O atacante foi oportunista. No cruzamento, Roberson cabeceou, a bola tocou no travessão e no goleiro Santos antes de entrar - 1 a 1, aos 25 minutos, em lance conferido e confirmado pelo VAR.
A vitória do Furacão foi sacramentada aos 46 minutos. No cruzamento, Thiago Heleno apareceu e fez o gol - Athletico-PR 2 a 1, aos 46 minutos.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 2 X 1 ATLÉTICO-GO
Athletico-PR: Santos; Jonathan (Khelven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Leo Citadini e Nikão; Carlos Eduardo (Zé Ivaldo), Renato Kayzer (Jadson) e Vitiho (Walter). Técnico: Paulo Autuori
Atlético-GO: Jean; Dudu, Oliveira, Éder e Natanael (Arnaldo); Willian Maranhão (Gabriel Baralhas), Marlon Freitas e Chico (Roberson); Janderson (Vitor Leque), Zé Roberto (Danilo Gomes) e Wellington Rato. Técnico: Marcelo Cabo
Local: Arena da Baixada (Curitiba-PR)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães-RJ (Fifa)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa-RJ (Fifa) e Lilian da Silva Fernandes Bruno-RJ
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior-PE
Gols: Vitinho aos 17 minutos, Roberson aos 25', Thiago Heleno aos 46' do 2º tempo