Esporte

Atlético-GO x Botafogo: Dragão tenta sucesso contra mais um carioca

Douglas Schinatto
Gilvan retornou ao time titular do Atlético-GO e ainda ganhou a braçadeira de capitão no duelo com o Flu

O meio de semana foi de tensão, emoção, vibração e classificação às oitavas de final da Copa do Brasil tanto para Atlético-GO quanto ao Botafogo-RJ. Ambos passaram de fase em partidas de alto grau de exigência física, técnica, tática e emocional. Classificados, os dois clubes vão se enfrentar neste domingo (27), às 18h15, no Estádio Olímpico. Mas o jogo não será pela próxima fase da Copa do Brasil, mas pela Série A do Brasileiro.

O torneio eliminatório passa a ser, por enquanto, preocupação futura às duas equipes, pois elas necessitam de vitória na elite nacional para melhorarem a colocação na tabela de classificação. O Dragão vem de triunfo emocionante, conquistado nos acréscimos, sobre o Fluminense, por 3 a 1 - jogo também disputado Olímpico. O alvinegro carioca segurou a pressão do Vasco e garantiu o empate (0 a 0) e a vaga às oitavas de final da Copa do Brasil após partida de muita marcação e aplicação tática.

Assim, os dois clubes medirão forças no Estádio Olímpico em jogo que, neste ano, poderá ser o último do Atlético no local. O Dragão está de mudança, de volta às origens, no Estádio Antônio Accioly, cuja previsão de reabertura será no dia 12 de outubro (feriado nacional), em partida na qual receberá o RB Bragantino-SP, também garantido nas oitavas de final da Copa do Brasil, por ter sido campeão da Série B do Brasileiro 2019.

Tanto Botafogo quanto Bragantino podem estar no caminho atleticano na próxima fase da Copa do Brasil - o sorteio de definição dos confrontos e da ordem dos jogos será realizado na quinta-feira (1º/10) na CBF.

O que pode ser a despedida temporária do Atlético, do Olímpico, coincide com uma data histórica do clube goiano e da praça esportiva. Isso porque, há quatro anos, no dia 27 de setembro, numa noite de calor e casa cheia, o Dragão reabriu o tradicional estádio da capital goiana com um empate de 1 a 1, diante do Joinville, com 10.295 pagantes. Naquele dia, o meia atacante Jorginho, que recentemente se transferiu de clube - do Atlético-GO ao Athlético-PR, fez o primeiro gol na praça esportiva. Desde então, Olímpico e Atlético têm relação de sintonia e o balanço pode ser considerado positivo à equipe atleticana.

No Olímpico, o Dragão conquistou a Série B (2016) e o Goianão (2019), além de usar o local, durante a temporada 2020, para sediar jogos do Goianão, Copa do Brasil e a Série A.

No geral, desde a partida de reabertura de 2016, o Atlético já jogou 57 vezes no Olímpico - 56 oficiais e um amistoso, em abril de 2018, quando festejou o aniversário do clube com derrota para o Flamengo (3 a 1). O balanço atleticano, no estádio do centro de Goiânia, é de 25 vitórias, 19 empates e 13 derrotas - 97 gols pró e 62 gols contra. Na temporada 2020, o time goleou o Goiás (3 a 0) e Goiânia (5 a 0), em clássicos locais. Pela Copa do Brasil, empatou com Santa Cruz (1 a 1, com triunfo de 4 a 2 nos pênaltis) e venceu São José-RS (2 a 0) e Fluminense (3 a 1).

Pela Série A, o mais expressivo resultado foi a goleada sobre o Flamengo (3 a 0), quando o time estreou na competição. Neste ano, só perdeu duas vezes: do Ceará (2 a 0) e Atlético-MG (4 a 3). Nas outras duas vezes, empatou com Sport e Grêmio.

A pontuação na Série A precisa ser fortalecida. O Dragão soma 12 pontos e vem de bons resultados fora de casa: vitórias sobre Vasco (2 a 1) e Bahia (1 a 0) e empate com Fluminense (1 a 1). Mesmo na derrota para o Atlético-MG, por 4 a 3, o time goiano teve atuação elogiada.

Na Série A e Copa do Brasil, um detalhe que chama atenção é o bom aproveitamento atleticano sobre os clubes do Rio: o Dragão já goleou o Flamengo (3 a 0), venceu o Fluminense (3 a 1) e o Vasco (2 a 1), além de ter empatado com o Tricolor (1 a 1), de quem perdeu uma vez (1 a 0), pela Copa do Brasil. O Botafogo é o único time carioca que os atleticanos ainda não enfrentaram neste ano.

FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro - Série A: 12ª rodada
Jogo
: Atlético-GO x Botafogo
Data: 27/9/2020
Horário: 18h15
Local: Estádio Olímpico (Goiânia)

Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
4º árbitro: Rubens Paulo Rodrigues (GO)

ATLÉTICO-GO: Jean; Dudu (João Victor), Éder, Gilvan, Nicolas; Edson, Marlon Freitas, Chico; Janderson, Hyuri, Gustavo Ferrareis. Técnico: Vagner Mancini.

BOTAFOGO-RJ: Gatito Fernandez; Marcelo Benevenuto, Rafael Forster, Kanu; Kevin, Caio Alexandre, Honda, Bruno Nazário, Kalou; Matheus Babi. Técnico: Paulo Autuori.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI