Campeão goiano no fim do mês passado, o ciclista Erick Pinheiro, de 34 anos, se prepara com o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada no horizonte. A prova será disputada em Goiânia entre os dias 12 e 15 de novembro, na pista criada ao redor do Paço Municipal.
O ciclista goianiense venceu a prova de ciclismo criterium - disputada em circuitos fechados e de pequena extensão em que o competidor vence por tempo de prova ou distância percorrida estipuladas - e conseguiu o bicampeonato goiano na categoria entre os ciclistas federados.
Esse foi o retorno de Erick Pinheiro ao pedal. O ciclista goiano começou a carreira profissional em 2015, quando integrou uma equipe de Piracicaba, no interior de São Paulo, e correu diversas provas pelo Brasil. “Era uma equipe com alto nível de atletas. Competi algumas voltas, ganhei a Volta de Brasília e a Volta de Tocantins”, lembrou o ciclista goianiense.
Em 2017, o ciclista decidiu parar de competir para tocar projetos pessoais, inclusive para administrar a loja de bicicletas que possui. No entanto, a pandemia da Covid-19 se tornou um incentivo para retomar os treinos e a rotina de competições. “Com a pandemia e todo mundo pedalando, meus amigos voltando a pedalar, eu me empolguei e voltei a treinar”, contou Erick Pinheiro.
O ciclista venceu o Campeonato Goiano disputado em dezembro de 2020 e repetiu a dose no fim de outubro de 2021. “Fui campeão goiano no ano passado, nessa modalidade criterium, e agora novamente”, relatou o ciclista.
Erick Pinheiro conta que a paixão pelo pedal foi algo natural em sua vida, pois o esporte fazia parte de sua rotina desde muito pequeno. “Quando nasci, meu pai já era ciclista, então comecei bem novo mesmo. Sempre tive essa influência dentro de casa”, contou o ciclista goianiense, que é filho de Gilberto Garcia, tradicional atleta do ciclismo goiano, que hoje mora em Portugal e pratica ciclismo apenas para manter a forma.
Aqui no Brasil, Erick Pinheiro tem, muitas vezes, jornada tripla para conciliar o trabalho com os treinos e os preparativos para as competições.
“Treino pela manhã, sendo que terça e quinta-feira faço o treino dobrado, pela manhã e depois do expediente. Tenho de conciliar treino, trabalho na loja e fisioterapia”, relatou Erick Pinheiro.
O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada será disputado nas provas contrarrelógio e de resistência. Até o momento, mais de 300 ciclistas de diversos estados brasileiros já se inscreveram para competição nas diversas categorias masculinas e femininas.