O Campeonato Goiano terá novo formato de disputa a partir de 2023. Na próxima temporada, e em 2024, o Estadual terá a 1ª fase disputada por pontos corridos em turno único. Os oito melhores se classificam para as quartas de final. A alteração é prevista no Estatuto do Torcedor e foi aprovada nesta segunda-feira (7), durante Conselho Técnico da competição.
Não houve objeção por parte dos 11 representantes de clubes que compareceram no conselho. Atual campeão, o Atlético-GO não compareceu na reunião pois sua diretoria ainda está em Fortaleza, onde o clube empatou por 1 a 1 com o Leão pela Série A, neste domingo (6).
O Goianão 2023 tem 17 datas disponíveis para disputa, uma a mais do previsto pela CBF para os Estaduais por ter estreia antecipada em três dias.
A estreia estava prevista para 12 de janeiro, mas pode ser antecipada para dia 11 na tabela detalhada. A conclusão tem previsão para o dia 9 de abril. A tabela da competição ainda será divulgada pela Federação Goiana de Futebol (FGF).
O novo formato tira a 1ª fase com grupos e deixa o Goianão com sistema de pontos corridos na 1ª fase. Os 12 times vão se enfrentar em turno único, com os oito melhores colocados avançando às quartas de final. A partir daí, todo o mata-mata (três fases) terá duelos de ida e volta. Os dois últimos colocados na 1ª fase serão rebaixados à Divisão de Acesso.
Como serão 11 rodadas na 1ª fase, ficou definido que os seis melhores colocados do Estadual de 2022 vão disputar seis jogos como mandantes e cinco como visitantes - Atlético-GO, Goiás, Vila Nova, Iporá, Anápolis e Crac foram os seis primeiros na classificação geral no último Campeonato Goiano.
Confira os participantes do Goianão 2023:
Anápolis
Aparecidense
Atlético
Crac
Goianésia
Goiânia
Goiás
Grêmio Anápolis
Inhumas
Iporá
Morrinhos
Vila Nova