Com 13 clubes na disputa, a 3ª Divisão do Campeonato Goiano começa em 3 setembro e define dois times que sobem à Divisão de Acesso de 2023. O número de participantes é recorde, o mesmo de 2019. A competição terá quatro grupos na 1ª fase.
Realizado nesta terça-feira (28), o Conselho Técnico da competição estipulou a fórmula de disputa e os grupos (três com quatro clubes e um, com três).
Grupo A: Independente de Rio Verde, Mineiros, Rioverdense e Santa Helena
Grupo B: ABD de Santo Antônio de Goiás, Guanabara City e Trindade
Grupo C: Centro Oeste, União Inhumas e Uruaçu
Grupo D: América de Morrinhos, Bela Vista e Royal de Luziânia
Segundo a Federação Goiana de Futebol (FGF), os grupos foram definidos respeitando ao máximo a regionalização.
Entre os 13 participantes, disputaram a 3ª Divisão no ano passado: ABD, América, Bela Vista, Guanabara City, Independente, Mineiros, Rioverdense, Santa Helena e União Inhumas.
Os três estreantes são: Centro Oeste de Senador Canedo, Royal de Luziânia e Uruaçu, que voltou a ter atividades, o que não ocorria desde os anos 1990.
O Novo Horizonte, de Ipameri, que foi o único rebaixado na Divisão de Acesso do ano passado, está suspenso por dois anos porque desistiu do campeonato antes do início em 2021.
Fórmula de disputa:
1ª fase: jogos dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se os dois primeiros colocados de cada chave
Quartas de final: definidas no cruzamento 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º a partir da classificação geral da 1ª fase, disputadas em jogos de ida e volta. 1º, 2º, 3º e 4º colocados jogam a partida de volta como mandante
Semifinais: cruzamento 1º x 4º e 2º x 3º a partir da classificação geral dos classificados englobando 1ª fase + quartas de final. Fase disputada em jogos de ida e volta, com o 1º e 2º colocados jogando a partida de volta como mandante
Final: os dois finalistas garantem o acesso. A final será disputada em jogos de ida e volta. O time de melhor campanha ao longo de todo o campeonato joga a partida de volta como mandante
Igualdade de pontos e gols nas fases mata-mata levam a decisão para os pênaltis.
Datas:
1ª fase: 3 de setembro a 12 de outubro
Quartas: 16 e 23 de outubro
Semifianis: 2 e 6 de novembro
Final: 13 e 20 de novembro