Com dois favoritos, o Campeonato Goiano de Basquete começa nesta sexta-feira (20), em Anápolis, no ginásio Newton de Faria. Vila Nova/AEGB e Vultures Anápolis, as principais forças, vão disputar a competição com o tradicional Goiânia e o Retorno Basquete Goiás. Todos os jogos serão disputados com portões fechados, por causa da pandemia da Covid-19.
Será a primeira competição do Vila Nova/AEGB, desde o retorno do time colorado ao basquete. O Tigre volta a ter uma equipe na modalidade, em que foi campeão Brasileiro (1973) e Sul-Americano (1974). “Nossa equipe e comissão técnica já está inserida nessa cobrança. Não tem como fugir desse peso de ter sido campeão brasileiro, sul-americano e 3º no Mundial (1974), além da camisa. A marca do Vila Nova é forte. Será um campeonato onde vamos avaliar o elenco, mas lutaremos pelo título”, comentou o diretor de Esportes Olímpicos do clube colorado, Willian Mendes.
Um dos objetivos do projeto do Vila Nova é de ajudar no resgate do torcedor goiano pelo basquete. “Queremos trazer de volta a paixão do torcedor pelo basquete, a última passagem significativa foi com o Universo Ajax. Creio que será possível atrair novos torcedores. Nossa equipe é jovem, mas demonstra raça, está focada em desempenhar um bom papel pelo Vila Nova. Posso destacar que a pegada defensiva será um dos pontos fortes do time”, frisou o técnico colorado, Breno Pinheiro.
O Vila Nova/AEGB pretende utilizar o Campeonato Goiano como parte da preparação para o Campeonato Brasileiro, com previsão de início para o dia 13 de fevereiro de 2021. Outro representante goiano será o Vultures Anápolis, que tem como foco vencer o Goiano e atrair parceiros de olho no torneio nacional.
“Vamos jogar o Goiano com uma base (de time) que jogará o Nacional. Estamos acelerando o processo para fechar parcerias, aguardamos respostas de outros parceiros, mas o foco é conseguir ser campeão do Goiano para que isso atraia mais parcerias que ajudem o processo de reestruturação do projeto, que tem como principal meta fazer um grande Brasilerio”, comentou Murilo Neves, presidente do Vultures Anápolis.
A 1ª rodada do Goiano de Basquete será disputada com dois jogos: Retorno Basquete Goiás x Vila Nova/AEGB e Vultures Anápolis x Goiânia. Confira a tabela completa no site do Jornal O Popular.
Confira a tabela completa do Campeonato Goiano de Basquete:
1ª rodada (sexta-feira, 20, Ginásio Carlos de Pina)
20h: Retorno Basquete Goiás x Vila Nova/AEGB
21h30: Vultures x Goiânia
2ª rodada (sábado, 21, Ginásio Carlos de Pina)
15h: Goiânia x Vila Nova/AEGB
16h30: Vultures x Retorno Basquete Goiás
3ª rodada (domingo, 22, Ginásio Carlos de Pina)
10h: Goiânia x Retorno Basquete Goiás
11h: Vultures x Vila Nova/AEGB
4ª rodada (sexta-feira, 27, local a ser confirmado)
20h: Vila Nova/AEGB x Retorno Basquete Goiás
21h30: Goiânia x Vultures
5ª rodada (sábado, 28, local a ser confirmado)
15h: Vila Nova/AEGB x Goiânia
16h30: Retorno Basquete Goiás x Vultures
6ª rodada (domingo, 29, local a ser confirmado)
10h: Retorno Basquete Goiás x Goiânia
11h: Vila Nova/AEGB x Vultures
Semifinais (5 de dezembro, local a ser confirmado)
15h: 2º colocado x 3º colocado
16h30: 1º colocado x 4º colocado
Finais (6 de dezembro, local a ser confirmado)
10h: Disputa pelo 3º lugar
11h: Decisão do Goianão