Com apenas uma vitória nos últimos 40 dias, o Goiás vive fase conturbada e o empate diante do Goianésia, por 1 a 1, neste domingo (18), fora de casa, adiou o objetivo do clube de se garantir de forma antecipada nas quartas de final do Campeonato Goiano. Isso pode até ocorrer nesta segunda-feira (19), se houver empate entre Iporá e Jaraguá. A equipe esmeraldina ainda pode ficar fora da fase decisiva.
O Goiás viajou até Goianésia com a missão de vencer para avançar às quartas e ainda sonhava com a liderança do Grupo B. A decepção foi dupla. A única coisa assegurada ao alviverde é que não poderá terminar a 1ª fase como líder. As chances de ser vice-líder são remotas.
Para se classificar como segundo 2º, o Goiás precisa vencer o Iporá, na quinta-feira (22), em Goiânia, e torcer por derrota da Aparecidense para o Goianésia, em Aparecida de Goiânia. Além disso, precisa tirar grande desvantagem no saldo de gols. O Camaleão tem saldo positivo de sete. O Goiás tem negativo de três.
O resultado de empate foi insuficiente para garantir a classificação do Goiás neste domingo, mas ainda pode servir para levar a equipe para a próxima fase nesta segunda-feira (19). Iporá e Jaraguá, ambos com sete pontos, se enfrentam e, se o resultado final apontar um empate, o Goiás estará garantido na próxima fase. Restará para a última rodada a definição se terminará a 1ª fase na 3ª ou 4ª colocação. Se houver vencedor entre Iporá e Jaraguá, o Goiás corre o risco de não avançar às quartas de final, sendo eliminado na 1ª fase, algo que não acontece desde 1995.
“Não tememos ficar fora, pois acreditamos que vamos nos classificar, mas temos de jogar muito forte”, frisou o técnico Glauber Ramos.
Neste domingo (18), o time esmeraldino até saiu na frente no placar, logo aos 2 minutos de jogo, com o atacante Vinícius Popó, mas cedeu o empate no primeiro tempo - o lateral esquerdo Anderson Sobral marcou.
Nos últimos 40 dias, o Goiás disputou oito jogos e venceu apenas uma vez, com uma vitória suada sobre o Jaraguá, fora de casa, por 2 a 1. Neste período, o Goiás empatou com Goianésia, Aparecidense, Iporá e perdeu para Vila Nova, Jaraguá, Aparecidense, além de ter sido eliminado da Copa do Brasil pelo Boavista-RJ, na 1ª fase da competição nacional.
“Apesar de termos uma equipe jovem, que, se analisarmos bem, é um time de aspirantes, temos por obrigação fazer jogos melhores e conquistar as vitórias”, disse Glauber Ramos.
Superação
O Goianésia viveu dose de superação para empatar com o Goiás. O Azulão do Vale levou quatro jogadores para o banco de reservas, dois deles goleiros. Além de desfalques por lesões e suspensões, o time do Goianésia não pôde contar com seis jogadores que testaram positivo para a Covid-19 no último sábado (17). O técnico Ariel Mamede ficou impedido de escalar Medina, Ygor, Rômulo, Tiago Pina, Du Gaia e Flávio.