O Atlético-GO conheceu, na tarde desta terça-feira (22), o adversário da próxima fase da Copa do Brasil. Nas oitavas de final do torneio nacional, o concorrente do Dragão será o xará paranaense, o Athletico-PR. Ainda no sorteio da CBF, ficou definido que o mando de campo da primeira partida será do Furacão, cabendo ao clube goiano o direito de decidir a vaga em Goiânia - as datas e horários serão definidos posteriormente pela organização da competição eliminatória nacional. A melhor participação do Dragão no torneio foi em 2010, quando chegou à semifinal. O Furacão foi campeão da competição em 2019.
As duas equipes atleticanas e rubro-negras reeditam o confronto das oitavas de final da Copa do Brasil de 2007, em outro formato da competição, quando fizeram partidas equilibradas, com uma vitória para cada agremiação e mesmo número de gols marcados (3 a 3). O Furacão garantiu a passagem de fase por causa do chamado gol qualificado (marcado fora de casa). Naquele ano, o Atlético-GO estava iniciando fase de reconstrução do clube e garantiu vaga no torneio por ter sido vice-campeão do Goianão 2006.
No primeiro jogo, o time goiano venceu a equipe paranaense por 3 a 1 - gols de Anailson, Gilson e Roni, enquanto Davi Ferreira descontou na partida disputada no Estádio Serra Dourada, no dia 18 de abril de 2007. Na definição da vaga, no dia 25 de abril, o Furacão se recuperou do resultado negativo da ida e devolveu a derrota. Dessa vez, por 2 a 0 - gols de Alex Mineiro e Jancarlos, em jogo realizado na Arena da Baixada. Este jogo ficou marcado pela emoção do atacante Fábio Oliveira, que decidiu atuar depois de ficar sabendo, antes do jogo, da morte do pai.
Coincidentemente, as duas equipes jogaram no último domingo (20), em Curitiba, pela 5ª rodada da Série A do Brasileiro. O Dragão foi vencido de virada pelo Furacão por 2 a 1 - gols de Matheus Babi e Christian para o time paranaense, e Gabriel Baralhas para a equipe goiana. O vencedor de cada confronto desta fase do torneio receberá uma cota de R $3,45 milhões. O Atlético-GO faturou, até agora, R $6,46 milhões. Nas oitavas de final, haverá uso do VAR (árbitro de vídeo). "Sorteio é sorteio. Na minha visão, vamos enfrentar o time mais forte do futebol brasileiro depois do Flamengo. Foi (Athletico-PR) campeão (Copa do Brasil) em 2019. Mas estamos animados. Até a data dos dois jogos, teremos mais tempo para ajustar o time", disse o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-GO, Jovair Arantes.
Um pouco antes do sorteio, o técnico atleticano, Eduardo Barroca, falou sobre o contexto da competição, ainda sem saber quem o Dragão teria como adversário. "Copa do Brasil, na minha visão, é passo a passo. Primeiro tempo do primeiro jogo, depois segundo tempo do primeiro jogo. É viver realmente a cada 5 a 10 minutos (de cada jogo), porque realmente é uma competição de muitos detalhes e você precisa trabalhar sempre no padrão de excelência em cada momento do jogo", definiu o treinador do Atlético-GO.
Os outros confrontos das oitavas de final do torneio (a equipe da esquerda disputará em casa o primeiro jogo) serão: São Paulo x Vasco, Criciúma-SC x Fluminense, Vitória-BA x Grêmio, Fortaleza x CRB-AL (confronto de clubes do Nordeste), Flamengo x ABC-RN, Atlético-MG x Bahia, Santos x Juazeirense-BA. Os confrontos das quartas de final da competição também serão definidos através de sorteio.