A prefeitura de Goiânia publicou, nesta sexta-feira (10), decreto que permite jogos de futebol com até 1.500 torcedores na capital. Após os jogos testes, essa presença de público poderá atingir até 30% das capacidades dos estádios. O documento também proíbe a venda de produtos, bebidas e alimentos nas imediações dos estádios em dias de jogos.
O decreto é o que Goiás e Vila Nova estavam esperando para entrar, segundo disseram, no STJD para tentar a liberação de público em seus jogos pela Série B. A intenção dos dois goianos foi manifestada após reunião com os clubes da Segundona em que o Cruzeiro não aceitou recuar em levar torcida aos seus jogos.
Os próximos jogos em casa de Goiás e Vila Nova são:
-Goiás x Brasil de Pelotas, sexta (18)
-Vila Nova x Confiança, terça (21)
Os clubes entendem que precisam de uma decisão judicial para anunciar que farão partidas com torcida no estádio. Por esse motivo, o jogo entre Vila Nova x Náutico nesta sexta-feira será sem público. A direção vilanovense vai protocolocar ação no STJD para tentar liberação nas próximas rodadas como mandante.
Na Série A, a postura do Atlético-GO será de esperar um pouco mais, cumprindo o que foi acertado com outros 18 clubes do Brasileiro de que só será colocado público quando todas as cidades liberarem. A exceção é o Flamengo, que tem liminar que permite público em seus jogos.
Outros esportes
O decreto também libera presença de público em estabelecimentos destinados à recreção e à prática de esportes. Partidas em quadras poliesportivas e ginásios também tiveram liberação de torcida, desde que sigam as regras de capacidade: 30%.
Neste final de semana terá início o Campeonato Goiano de Futsal e em outubro a Superliga masculina terá um representante na competição, o Goiás Vôlei.