Esporte

Em Manaus, Brasil pode garantir vaga no Catar

Lucas Figueiredo/CBF
Raphinha, atacante do Leeds (ING), ganha chance como titular

A seleção brasileira encerra a rodada tripla de jogos das Eliminatórias, nesta quinta-feira (14), contra o Uruguai, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena da Amazônia. O confronto, válido pela 12ª rodada, será utilizado pelo técnico Tite para alguns testes, mas também pode carimbar a vaga da equipe para a Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Depois de perder os 100% de aproveitamento no empate sem gols com a Colômbia, domingo (10), o Brasil depende de outros resultados, mas, se vencer o Uruguai, pode garantir a classificação e se juntar às seleções da Alemanha, Dinamarca e Catar, que já estão garantidas na Copa do Mundo.

Além do triunfo, a equipe liderada pelo técnico Tite depende de tropeços das seleções da Colômbia e do Paraguai, que enfrentam Equador e Bolívia, respectivamente, nesta rodada. Colombianos e paraguaios ainda terão confrontos diretos entre si e contra times que ocupam a faixa de classificação. Por isso, pontos poderão ser perdidos por algum concorrente que não poderá passar a seleção brasileira até o final das Eliminatórias.

Nas Eliminatórias, os quatro primeiros avançam de forma direta para a Copa do Mundo e o 5º vai para uma repescagem.

O duelo contra o Uruguai terá a presença de público. Dez mil ingressos foram vendidos de forma antecipada.

O técnico Tite deve fazer mudanças na formação da equipe, mas sem afetar o modelo de jogo para não prejudicar no entrosamento em campo. Mudanças vão ocorrer na defesa e ataque.

O goleiro Éderson assume a posição de Alisson, Emerson Royal e Thiago Silva são cotados para iniciar, respectivamente, na lateral direita e na zaga, além da entrada de Raphinha no ataque no lugar de Gabigol.

Se do lado brasileiro o duelo é encarado como uma forma de testes, além do técnico Tite tentar encontrar respostas para os problemas de criação da equipe, o Uruguai vive período conturbado. A equipe celeste chega para o confronto após ter sofrido goleada de 3 a 0 para a Argentina e passou a ser alvo de críticas pela sequência de atuações ruins do time comandado por Óscar Tabárez.

O reflexo do atual momento do Uruguai pode ser exemplificado nos craques Luis Suárez e Edinson Cavani, que não marcam nas Eliminatórias há oito jogos, desde novembro do ano passado.

A seleção celeste tenta, contra o Brasil, reencontrar forças para finalizar a data Fifa de maneira positiva e minimizar as contestações na busca por uma vaga na Copa do Mundo.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI