Uma escultura de Lionel Messi, instalada na cidade argentina de Famaillá, na província de Tucumán, virou piada nas redes sociais, inclusive com comparações com a polêmica restauração da pintura Ecce Homo, feita em Zaragoza, na Espanha, quatro anos atrás.
A obra, que é uma reprodução do craque controlando uma bola, o apresenta com um uniforme semelhante ao da Argentina, em que no peito consta a inscrição "Messi 10".
"Para mim, ele vai voltar para a seleção porque o ameaçaram com essa estátua", escreveu um internauta. O maior questionamento é quanto a reprodução do rosto, por isso, foram feitas comparações com a restauração da pintura Ecce Homo, datada de 1930, feita pela espanhola Cecilia Giménez, em 2012, em que a face de Jesus ficou desfigurada.
Enrique Orellana, legislador provincial, que é da cidade de Famaillá, garantiu à Agência Efe, no entanto, que a homenagem ao camisa 10 mais importante da atualidade foi feita por crianças de uma escola primária.
Segundo o político, a obra é parte de uma caravana para comemorar o bicentenário da independência da Argentina, que será celebrado neste sábado.
"Não foi feita com má intenção, não é uma ofensa", disse Orellana, que destacou, no entanto, que será encomendada outra escultura, feita por especialistas.
Messi no vuelve mas si llega a ver la estatua que le hicieron en Famailla, Tucuman. pic.twitter.com/3NkOUTpga2
— Carolina Gramajo (@carograma) 2 de julho de 2016
Quien dice que la estatua de #Messi de famailla no está igual #MessiNoSeVa #Messivuelve #MessinAround #messi10 pic.twitter.com/G373xVPqtr
— Juan Femenia art (@juanfemenia) 3 de julho de 2016
La estatua de Messi en Famailla, Tucumán, es tapa del nuevo FIFA 17 pic.twitter.com/6XCoITlePt
— Play For Fun (@PlayForFunok) 3 de julho de 2016