Esporte

Goiás inicia semana de definições no fim da temporada

Diomício Gomes / O Popular
Jair Ventura comanda o Goiás contra o Juventude

Com a classificação para a Copa Sul-Americana encaminhada, o Goiás começa a última semana de jogos no ano já de olho em 2023. O planejamento para a próxima temporada já começou e um passo será a definição da situação do técnico Jair Ventura. Os dois lados, treinador e clube, querem a continuidade, mas conversas vão definir a permanência ou não.

Está prevista uma reunião entre o treinador e a diretoria do Goiás nesta segunda-feira (7) para debater o tema. Jair Ventura já afirmou que não quer novamente o que passou em trabalhos recentes, entre 2020 e 2021, por Sport e Juventude. Nas duas ocasiões, o técnico livrou as equipes do rebaixamento à Série B e foi demitido no começo do Estadual seguinte.

Após a vitória de 1 a 0 contra o Juventude, no sábado (5), Jair Ventura frisou que sua permanência no Goiás passará pela apresentação de um projeto de parceria. A intenção do técnico é que tenha respaldo quando uma eventual fase ruim ocorrer em meio à disputa de uma competição como o Estadual.

“Aqui (no Goiás), tenho sete meses, sabem o que posso entregar, me conhecem no dia a dia, caráter e conduta. Tem que ter um projeto de, nos momentos difíceis, como já teve, o clube acreditar na gente como eu acredito. Não quero viver o que passei por Juventude e Sport no Estadual de novo. Isso vai ser determinante”, falou Jair Ventura.

O Goiás também pensa na montagem do elenco para 2023. Nesta semana, o time esmeraldino se despede da temporada de 2022 com os dois últimos jogos, diante do Fluminense na próxima quarta-feira (9), no Maracanã, e contra o São Paulo, no domingo (13), na Serrinha.

O Goiás encaminhou, na 36ª rodada, a vaga para a disputa da Copa Sul-Americana. Com a vitória sobre o Juventude, o time esmeraldino precisa de mais dois pontos, com dois jogos a fazer, para confirmar retorno à competição continental após três temporadas. A última vez que o clube goiano disputou o torneio foi em 2020, quando foi eliminado na 1ª fase pelo Sol de América-PAR.

No atual formato da competição, com fase de grupos e apenas o líder avançando à fase eliminatória, poderá ser a primeira participação do Goiás no torneio. Um fator positivo de disputar a Sul-Americana neste formato é a premiação por jogos em casa. Em 2022, a Conmebol distribuiu 600 mil dólares, cerca de R$ 1,5 milhão, por jogo (são três na fase de grupos) como mandante para as equipes.

Para 2023, o Goiás planeja aumentar o investimento no futebol para cerca de R$ 4 milhões mensais. Ao DAQUI na semana passada, o presidente Paulo Rogério Pinheiro revelou que possui pré-contratos acordados, deseja montar um elenco consistente para suportar a temporada que deverá ter pelo menos quatro competições e não há o desejo de contratação de medalhões. Volantes e meia de criação são prioridades para a próxima temporada.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI