O Goianésia é o quarto e último clube a garantir vaga na semifinal do Goianão 2020. Em casa, no Estádio Valdeir José de Oliveira, o Azulão do Vale venceu apertado o Crac por 1 a 0 - gol do atacante Vanilson, nos acréscimos do primeiro tempo - na tarde desta quinta-feira (11). Semifinalista, o Goianésia (3º colocado geral) também garante vaga na Série D do Brasileiro de 2021. Agora, se prepara para uma semifinal inédita, contra o vizinho Jaraguá (2º lugar), que eliminou o Vila Nova.
Pela primeira vez, duas equipes do Vale do São Patrício chegam juntas entre os quatro melhores do Estadual e uma delas será finalista - o jogo decisivo será disputado em Jaraguá, no Estádio Amintas Freitas. As duas cidades estão separadas por cerca de 70 km.
No único cruzamento entre times do interior nas quartas de final do Goianão 2020, Goianésia e Crac tiveram muita disposição, em busca do resultado positivo e da classificação à semifinal. Em casa, o Azulão do Vale tratou a partida decisiva como 'jogo da vida", na definição do presidente do clube, Marco Antônio Maia. Ao time do Vale do São Patrício, a partida valia a possibilidade de garantir novamente presença na SéRie D 2021 (a equipe disputou o torneio e chegou às oitavas de final) e, a depender da classificação final, a vaga na Copa do Brasil 2021.
O Crac, após dois bons resultados sobre times da capital - Vila Nova (1 a 1) e Atlético-GO (5 a 3) -, jogou com a esperança de chegar novamente à semifinal do Estadual - a última vez foi em 2012, quando foi eliminado pelo Atlético. Porém, teve dificuldades da equipe local e, no primeiro tempo, não conseguiu criar chances de gol. Pelo contrário, teve de se defender, pois o Goianésia pressionou. O goleiro Bruno Fuso, que voltou ao Crac, fez boa defesa e ainda viu uma conclusão passar rente ao travessão. Mas, nos acréscimos, o Goianésia abriu o placar. Leo Carvalho cobrou falta. Rápido, Vanilson fez o gol - Goianésia 1 a 0, aos 47 minutos.
O técnico Carlos Rabello abriu o Crac na etapa final. Tiarinha e Alef, atacantes que têm entrado no decorrer dos jogos, foram a aposta do time catalano. No melhor momento, Alex Murici carimbou a trave ao chutar de fora da área. O Azulão do Vale também parou na trave, duas vezes. O Goianésia desperdiçou os contra-ataques. Num deles, Vanilson perdeu a bola, fez falta desnecessária e foi expulso. O Goianésia teve de recuar para segurar a vitória e a classificação à semifinal.
FICHA TÉCNICA
Goianésia: Artur; Bruno Leite, Caio Aracaraí, Márcio Luiz, Elves; Bosco (Fábio Leite), Iran, Léo Carvalho (Dudu Itapajé);
Du Gaia, Vanilson, Franklin (Rômulo). Técnico: Luan Carlos
Crac 0
Bruno Fuso (Edson); Alex Murici, Maicon (Henrique), Nilo, Wesley; Amorim, Thiago Potiguar (Alef), Davi
Ceará; Fidel (Lê Santos), Gabriel Barcos (Tiarinha), Flávio. Técnico: Carlos Rabello
Local: Estádio Valdeir José de Oliveira (Goianésia-GO). Árbitro: Elmo Resende. Assistentes: Leone Carvalho
e Márcio Soares. Gols: Vanilson aos 47 minutos do 1º tempo. Expulsão: Vanilson (2º tempo).