O goiano Dudu conquistou o prêmio Bola de Ouro da temporada 2018, de melhor jogador do Campeonato Brasileiro na tradicional premiação Bola de Prata, promovida pela ESPN Brasil. O nome do atacante do Palmeiras foi anunciado nesta segunda-feira (3), um dia após o encerramento da competição. A premiação, que chegou à sua 49ª edição, teve cerimônia de entrega do troféu em São Paulo.
Dudu, de 26 anos, foi peça fundamental no título do Palmeiras. Ele participou diretamente de 21 dos 64 gols da campanha do décimo título brasileiro do alviverde. O goiano balançou as redes sete vezes e foi responsável por outras 14 assistências durante o Brasileiro, número que deu a ponta do ranking no quesito ao atacante palmeirense.
“Agradeço a todos desde quando eu comecei na Ovel, no Atlético Goianiense. É o sonho de todo jogador disputar e vencer um Campeonato Brasileiro. Espero estar aqui o ano que vem de novo”, discursou o atacante. Dudu concorre ainda ao prêmio Craque do Brasileirão, promovido pela CBF e que será entregue nesta noite, no Rio.
Com passagens pelas categorias de base do Atlético e da Ovel, Dudu se transferiu para o Cruzeiro ainda na adolescência. Em Belo Horizonte, ele começou a despontar para o cenário nacional. Dudu ainda teve passagens por Coritiba, Dínamo de Kiev (Ucrânia) e Grêmio e chegou ao Palmeiras em 2015. No clube alviverde, ele também conquistou o Brasileiro de 2016.
O Bola de Prata forma sua seleção com base em critérios objetivos e subjetivos. Da nota atribuída em cada jogo, 40% é baseada nas estatísticas individuais. Além disso, ocorrem avaliações de especialistas, presentes em cada um dos 380 jogos da competição, para compor os demais 60% das notas de cada um dos jogadores.
Confira a seleção do prêmio Bola de Prata
Goleiro
Weverton (Palmeiras)
Zagueiros
Víctor Cuesta (Internacional)
Pedro Geromel (Grêmio)
Laterais
Mayke (Palmeiras)
Renê (Flamengo)
Volantes
Rodrigo Dourado (Internacional)
Bruno Henrique (Palmeiras)
Meia
Lucas Paquetá (Flamengo)
Atacantes
Everton (Grêmio)
Dudu (Palmeiras)
Gabriel Barbosa (Santos)
Outros prêmios
Bola de ouro (Melhor jogador)
Dudu (Palmeiras)
Chuteira de ouro (artilheiro)
Gabriel Barbosa (Santos) - 18 gols
Gol mais bonito
Wescley (Ceará) - contra o Corinthians (1 a 1), na 4ª rodada
Troféu Telê Santana (Melhor técnico)
Luiz Felipe Scolari (Palmeiras)
Apito de ouro (Melhor árbitro)
Rafael Traci (PR)