A história entre australianos e Vila Olímpica ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (27) e desta vez com críticas ainda mais severas vindas dos dois lados – Austrália e Brasil. O debate que toma conta das redes sociais foi causado pelo jornalista australiano Richard Hinds, do jornal The Daily Telegraph. Ele publicou um artigo chamando a Vila Olímpica de “Favela Olímpica”.
Nesta semana, várias delegações deixaram o local devido a problemas de infraestrutura (veja aqui). Segundo Hinds, o objetivo era mostrar aos atletas de todo mundo as condições vividas pelos brasileiros diariamente.
“Nossos amigos australianos não apreciaram a tentativa do Comitê Organizador Local de substituir a tradicional Vila Olímpica por uma Favela Olímpica, estilo Rio”, disse em tom de ironia como se fosse o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach.
“Isso vai dar aos atletas a chance de experimentar as condições de vida de boa parte dos brasileiros, para quem água encanada, esgoto e paredes são opcionais extras - e assim será até que a conta de R$ 100 bilhões da Copa do Mundo e da Olimpíada seja paga”, completou.
O jornalista chega a citar a responsabilidade do COI, ainda em tom irônico, mas a comparação não foi bem vista pelas redes sociais. Um brasileiro usou o Twitter para responder as afirmações.
“Vá morar em uma favela para comparar as construções feitas com milhões com barracos pequenos”, disse.
A partir da resposta, vários pessoas usaram as redes sociais para mostrar a real situação das favelas brasileiras e o descontentamento com a comparação.
A tal "Favela Olímpica" denominada pelos australianos seria o melhor dos palácios para a maioria da população pobre brasileira
— #PrayForSyria (@heterotrofa) 27 de julho de 2016
Vocês sabiam de tudo de errando que vinha acontecendo na construção da favela olímpica, nada fizeram, agora é tarde pra chorar.#Rio2016
— Juliana (@Julylsantos) 27 de julho de 2016
Segundo o jornalista australiano, o parque olímpico é na verdade uma favela olímpica, queria eu morar nessa favela 😉pic.twitter.com/8v5L41twB2
— Amanda Brochinni (@AmandaBrochinni) 27 de julho de 2016
queria eu morar nessa ''favela'' olímpica
— lari (@faveladadonjr) 27 de julho de 2016
Não critique o jornalista que chamou as instalações de Favela Olímpica. Para o nível de vida deles, as instalações estão horríveis mesmo!
— Seraphina da BA ⚡ (@moccafonseca) 27 de julho de 2016
O tal jornalista australiano não sabe o que é uma favela de verdade? Será que é mesmo jornalista? Hmmm, Favela Olimpica? Aff.
— Cleópatra Serrano (@Cleopatra1408) 27 de julho de 2016
Queria q um gringo desse q ta chamando a Vila dos atletas de Favela Olímpica dormisse pelo menos uma noite na rua como milhares de nós .
— Cristiano (@CristianoNapao) 27 de julho de 2016
“Foi uma crítica. Mal interpretada pelos jornais brasileiros. Honestamente!”, tentou justificar Hinds que passou o dia respondendo mensagens de brasileiros no Twitter.
It was satirical. Misinterpreted by your newspapers. Honestly! https://t.co/qthWlj5XRP
— Richard Hinds (@rdhinds) 27 de julho de 2016
"Alguém poderia me dizer como eu falo: 'A história era uma crítica, eu gosto da sua cidade e sinto muito pelos líderes de vocês' em português?", comentou em outro.
O assunto é um dos mais comentados do Twitter desde o começo da manhã.