A legião de estrangeiros no Goiás vai ganhar mais um reforço. O volante Sebastián Salazar, colombiano de 24 anos, assinará contrato de um ano com o time goiano e vai se juntar ao uruguaio Juan Pintado, o argentino Keko Villalva, o chileno Ignacio Jara e ao peruano Quevedo para a sequência do Brasileirão. O clube esmeraldino deve anunciar o atleta nos próximos dias, já que sua chegada a Goiânia deve ocorrer nesta terça-feira (22).
A expectativa da direção do Goiás é de que Salazar, assim que regularizado, possa brigar pela titularidade. Rápido, o colombiano mostrou no Santa Fé, seu ex-clube, que possui bom passe, visão de jogo e costuma até entrar na área para se tornar opção para finalização. O volante, porém, não atua desde novembro do ano passado, mas teria mantido treinamentos durante o período.
O Goiás espera concluir outras negociações nos próximos dias. Duas delas de velhos conhecidos: o atacante Walter, que está no Athetico-PR e possui contrato até o final do Brasileirão, se acertou com o time esmeraldino e agora busca liberação junto ao Furacão para voltar ao clube goiano. O jogador, de 31 anos, ficou quase dois anos parado, por doping, e voltou a ser utilizado em uma partida no final de agosto. Pelo rubro-negro do Paraná, atuou em três jogos e marcou um gol, na Libertadores.
Uma proposta de compra foi feita pelo Goiás junto ao Rentistas, do Uruguai, que detém o passe de Leandro Barcia. O atacante foi um dos destaques na campanha do retorno do clube goiano à Série A, no ano passado. O uruguaio de 27 anos demonstrou interesse em retornar à equipe esmeraldina, e aguarda conclusão da negociação entre os clubes para ser oficializado. Ele está emprestado ao Sport, mas seu contrato possui uma cláusula de liberação imediata caso uma transferência definitiva seja concluída.
Além dos dois atacantes, o Goiás fez propostas para outros três atletas: outro volante, um meia de criação e um meia-atacante. A direção esmeraldina acredita que terá novidades ao longo desta semana, mas não descarta em caso de insucesso com esses jogadores, seguir ativo no mercado sul-americano.
Não é novidade o tipo de planejamento que o Goiás faz ao buscar Salazar e jogadores sul-americanos. Encontrar atletas desconhecidos do grande público, mas com potencial para agregar ao time esmeraldino foi o mesmo estilo de contratações que fez com Juan Pintado, Keko Villalva, Ignacio Jara e Quevedo, apenas para citar exemplos desta temporada.
A expectativa da direção esmeraldina, no entanto, é que Salazar tenha mais sucesso que os companheiros sul-americanos. Todos mostraram que possuem potenciais para serem aprimorados, mas ainda não conseguiram se firmar no Goiás e em alguns casos não são sequer relacionados.
O uruguaio Juan Pintado foi o que mais jogou: 17 vezes, sete pelo Brasileirão. A posição, no entanto, é uma das mais carentes no elenco esmeraldino. No início da temporada, ele disputava vaga com o jovem Yago Rocha. No entanto, o uruguaio ficou longe de mostrar confiança e o clube contratou o experiente lateral Edilson, ex-Cruzeiro, para assumir a titularidade.
Do quarteto de estrangeiros que está no Goiás, o atacante Keko Villalva foi um dos que mais gerou expectativa, pois atua em posição que Leandro Barcia jogou no ano passado. Além de ser lembrado por ter se tornado o atleta mais jovem, aos 16 anos, a entrar em campo pelo River Plate, da Argentina, seu clube de origem. Possui duas participações em Sul-Americanos: sub-15, em 2007, e sub-17, em 2009. O argentino, porém, também não apresentou regularidade e passou a revezar titularidade com outros atletas do elenco.
Ignacio Jara e Quevedo são dois atletas que a torcida do Goiás torce para que tenham chances. Juntos, somam apenas oito participações na temporada. Porém, em algumas ocasiões sequer foram relacionados. Com Thiago Larghi, ambos ganharam minutos em campo e podem continuar sendo aproveitados nas próximas rodadas do Brasileirão. O atacante peruano, inclusive, marcou um gol no empate por 3 a 3 com o Coritiba.