A Fifa divulgou nesta sexta-feira (8) a divisão dos potes para o torneio de futebol da Olimpíada do Rio. Cabeça de chave da competição, a seleção brasileira pode enfrentar na primeira fase a Alemanha, a Suécia e a Nigéria, campeão olímpica em 1996, quando derrotou o Brasil na semifinal.
De acordo com a divisão estabelecida pela Fifa, a Argentina, o Japão e o México, último campeão olímpico, são os outros cabeças de chave do torneio masculino. Segundo a entidade, a divisão se deu através de um ranking baseado no desempenho das seleções nas últimas cinco edições dos Jogos Olímpicos.
A competição terá quatro grupos com quatro times cada. Os dois primeiros avançam para as quartas de final. Nigéria, Coreia do Sul, Honduras e Iraque estarão no pote 2. O pote 3 conta com Suécia, Fiji, Portugal e África do Sul, enquanto Argélia, Colômbia, Dinamarca e Alemanha estão no pote quatro.
Assim, a seleção brasileira pode ter um grupo com Nigéria, Portugal/Suécia e Alemanha. Por outro lado, pode pegar uma chave teoricamente mais fácil com Iraque, Fiji e Argélia.
Como país sede, o Brasil estará no Grupo A e tem sua estreia programada para o dia 4 de agosto, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Três dias depois, a equipe jogará novamente em Brasília. A última partida da primeira fase está prevista para jogar na Fonte Nova, em Salvador.
Caso se classifique para as quartas de final na liderança da sua chave, a seleção jogará no dia 13, no Itaquerão. Depois, tanto as semifinais (17 de agosto) como a final (20 de agosto) serão disputadas no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Se for para a disputa da medalha de bronze, a seleção jogará no Mineirão, palco da goleada sofrida para a Alemanha, por 7 a 1, na Copa do Mundo de 2014.
CHAVE FEMININA
A seleção brasileira feminina também está como cabeça de chave. As outras seleções que estarão no pote 1 são EUA e Alemanha. Para as mulheres, a Fifa usou como critério para definição da divisão a última atualização do ranking da entidade.
Assim, o pote 2 tem França, Austrália e Suécia. Canadá, China e Nova Zelândia estão no pote 3, enquanto Colômbia, África do Sul e Zimbábue integram o pote 4.
A seleção feminina fará dois jogos no Engenhão: dias 3, às 16h, e 6 de agosto, às 22h. O terceiro confronto está programado para a Arena Amazônia, em Manaus, no dia 9 de agosto, às 21h.
Caso lidere sua chave, a equipe fará as quartas de final no Mineirão. Em caso de segundo lugar no Grupo E, jogará na Arena Fonte Nova. A data das duas partidas, porém, é a mesma: 12 de agosto.
As semifinais estão marcadas para 16 de agosto. As brasileiras jogariam no Maracanã (em caso de primeiro lugar na primeira fase) ou no Mineirão (em caso de segundo lugar). No dia 19, acontecem a final (Maracanã) e a disputa de terceiro lugar (no Itaquerão).
O sorteio que definirá os grupos dos torneios masculino e feminino acontecerá na próxima quinta-feira (14), às 10h30, no Maracanã.
DIVISÃO DOS POTES DA CHAVE MASCULINA
Pote 1: Brasil, Argentina, Japão e México
Pote 2: Nigéria, Coreia do Sul, Honduras e Iraque
Pote 3: Suécia, Fiji, Portugal, Africa do Sul
Pote 4: Argelia, Colômbia, Dinamarca, Alemanha
DIVISÃO DOS POTES DA CHAVE FEMININA
Pote 1: Brasil, EUA, Alemanha
Pote 2: França, Austrália, Suécia
Pote 3: Canada, China, Nova Zelândia
Pote 4: Colômbia, África do Sul, Zimbábue