Duas finais estaduais serão reeditadas nas quartas de final do Campeonato Goiano de 2019. O Goiás, líder geral da fase classificatória com 31 pontos, pegará a Aparecidense. O confronto foi o que decidiu o Estadual em duas das últimas quatro edições (2015 e 2018). O Vila Nova vai enfrentar o Crac, contra quem decidiu (e perdeu) a final de 2004.
Vice-líder na fase de classificação, o Atlético vai enfrentar a Anapolina. O confronto é o mesmo da semifinal de 2014, ano em que o Dragão passou pela Xata e chegou à final pela última vez – foi a última conquista do rubro-negro no Goianão.
No outro confronto, o Goiânia decide vaga à semifinal diante do Goianésia. As duas equipes voltaram da Divisão de Acesso no ano passado e, assim como o Crac, agora passam ao mata-mata garantidos na elite.
Duas equipes da capital (Goiás e Atlético) e duas da interior (Goianésia e Crac) mandarão os jogos da volta em casa. Depois de iniciar a rodada em 4º lugar, o Vila Nova acabou ultrapassado pelo Goianésia e terminou em 5º lugar, o que faz com que o Tigre faça o segundo jogo fora, em Catalão.
Minutos decisivos
Os últimos minutos da rodada de ontem foram emocionantes, com gols de Anapolina (42 do 2º tempo) e Itumbiara (45 do 2º tempo). Com a vitória sobre o Goiânia, a Xata se inseriu na próxima fase.
Mesmo com o empate no Sul do Estado, o Itumbiara (9 pontos) caiu para a Divisão de Acesso, mas acabou com as chances de classificação do Grêmio Anápolis, que ficou fora do mata-mata. Outro que também caiu foi o Novo Horizonte, que somou apenas 6 pontos e já havia sido rebaixado na rodada anterior.