Esporte

Santos perde da LDU na Vila, mas vai às quartas de final da Libertadores

Ivan Storti/Santos FC
Kaio Jorge arrisca o chute em jogo em que Santos avança sobre a LDU

O Santos sofreu bem mais do que gostaria, mas avançou às quartas de final da Copa Libertadores. Derrotada pela LDU por 1 a 0, na Vila Belmiro, a equipe preta e branca se classificou graças à vitória que havia obtido no jogo de ida, nos 2.850 m de Quito, por 2 a 1.

O resultado conquistado no Equador acabou sendo decisivo para os comandados de Cuca, que poderão ter um confronto brasileiro com o Grêmio na próxima fase. A formação gaúcha está em vantagem (2 a 0) sobre o Guaraní, do Paraguai, e tentará confirmar sua vaga nesta quinta-feira (3).

No duelo desta terça (1º), o time da Baixada Santista perdeu várias oportunidades para resolver a classificação no primeiro tempo. No segundo, foi vazado por Zunino e precisou se segurar até o apito final para sobreviver, no critério dos gols marcados fora de casa.

Diferentemente do que se esperava, o Santos não teve Cuca no banco de reservas. Ele já estivera à beira do gramado no último final de semana, pelo Campeonato Brasileiro, após um período de afastamento por Covid-19, mas houve uma divergência com Conmebol sobre o tipo de exame feito.

Foi seu irmão, Cuquinha, quem comandou a equipe. E viu um primeiro tempo de ampla vantagem, com várias oportunidades para balançar a rede e deixar a classificação ainda mais bem encaminhada.

Mesmo precisando virar o confronto, a LDU jogou sem pressa na etapa inicial e teve apenas uma chance -Martínez Borja ficou com sobra e errou o alvo. Já os donos da casa estiveram perto da rede em quatro ocasiões.

Marinho e Pará faziam ótima parceria pela direita, e foi dali que surgiram duas boas bolas para Kaio Jorge. Pituca, de fora, também obrigou o goleiro Gabbarini a trabalhar. E Alison chegou a acertar o travessão em cabeceio, após falta da esquerda.

Após o intervalo, sem escolha, os equatorianos passaram a buscar um pouco mais agressivamente o ataque. Ainda eram os donos da casa que levavam maior perigo, porém o domínio observado anteriormente acabou e as oportunidades perdidas cobraram seu preço.

Aos 21 minutos, a defesa alvinegra vacilou em lançamento à área. Caicedo acertou a trave, e Zunino aproveitou o rebote com um chute no ângulo. O lance chegou a ser anulado, porém longa revisão apontou que o impedimento havia sido mal marcado.

O gol reacendeu as chances da LDU, que precisava de mais um. Cuquinha tentou dar força ao ataque com Bruno Marques e Sandry. Madson entrou para dar fôlego ao meio. Wagner deu estatura à defesa. E, ainda sofrendo com uma chance de Zunino, o Santos conseguiu sobreviver.

O sofrimento foi mantido até os 68 minutos da etapa final. O árbitro Néstor Pitana tinha assinalado seis minutos de acréscimo, mas foi além disso e, aos 53, teve de lidar com uma confusão no gramado. Ele chegou as imagens em vídeo e expulsou Villarruel, da LDU, e Luiz Felipe, do Santos. O preparador físico alvinegro, Omar Feitosa, também foi excluído.

FICHA TÉCNICA

SANTOS: John; Pará, Luiz Felipe, Lucas Veríssimo, Felipe Jonatan (Wagner Leonardo); Alison, Diego Pituca, Lucas Braga (Madson), Marinho; Soteldo (Sandry), Kaio Jorge (Bruno Marques). Técnico: Cuquinha

LDU: Gabbarini; Perlaza (Zunino), Ordóñez, Caicedo, Ayala (Cruz); Villarruel (Aguirre), Alcívar, Quintero, Billy Arce (Marcos Caicedo); Jhojan Julio, Cristian Martínez. T.: Pablo Repetto

 

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Juiz: Néstor Pitana (ARG)

Cartões amarelos: Alison, Wagner Leonardo, John e Soteldo (Santos); Ayala (LDU)

Cartão vermelho: Aguirre, Villarruel (LDU); Luiz Felipe (Santos)

Gol: Zuninho, aos 25min do segundo tempo

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI