A Vicar, organizadora da Stock Car, realizou uma alteração no calendário da categoria e o Autódromo de Goiânia será palco da abertura da temporada 2021. A prova será disputada no dia 25 de abril com horário a ser divulgado. Também está prevista o início da temporada da Stock Light, que terá a presença do piloto goiano Raphael Teixeira. Por causa da pandemia da Covid-19, alterações tem sido frequentes nos calendários do automobilismo nacional e goiano.
Segundo comunicado, a mudança ocorre porque a organização da categoria recebeu autorização emitida pelo Governo de Goiás, por meio do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, com aval da Secretaria de Estado da Saúde, dirigida pelo secretário Ismael Alexandrino, para abrir a temporada. Algo que não teria sido confirmado pelo município de Londrina até o momento.
“Analisando o evento da Stock Car percebemos que, além do protocolo de segurança sanitária exemplar, o próprio esporte não exige contato físico. O decreto editado pelo governador Ronaldo Caiado permite eventos esportivos profissionais, desde que não haja presença de público, então não há razão para não acolher a Stock Car”, explicou Henderson Rodrigues, Secretário de Esportes e Lazer de Goiás.
Goiânia desta forma receberá a prova no dia 25 de abril, na 1ª etapa da Stock Car e da Stock Light. No calendário divulgado em março, o autódromo está previsto para receber a 3ª etapa das duas categorias - essas provas não foram confirmadas pela Vicar se serão disputadas em Goiás. No dia 21 de novembro também está previsto que o circuito goianiense volte a receber etapas das competições. A organização das categorias não divulgou ainda como ficará o calendário atualizado.
Essa não é a primeira alteração na etapa de abertura da Stock Car. A abertura da competição estava prevista para ser disputada no dia 28 de março, em Nova Santa Rita-RS, no Autódromo do Velopark, mas foi alterada para Londrina, para 25 de abril, por causa do aumento de casos de Covid-19 na região de Porto Alegre.
No ano passado, que foi a primeira temporada em meio à pandemia da Covid-19, Goiânia também recebeu a abertura da Stock Car, no dia 26 de julho - Ricardo Zonta foi vencedor da primeira corrida e Rubens Barrichelo faturou a segunda prova. Ao todo, foram três etapas no Autódromo Ayrton Senna, sendo outras duas no mesmo final de semana. Ricardo Maurício venceu a única corrida do dia 21 de novembro de 2020, Guilherme Salas faturou a primeira prova no dia 22 e Allam Khodair venceu a segunda disputa do dia.
Confira as regras do protocolo de Covid-19 da Stock Car: