Esporte

Vila Nova não aguenta pressão e é derrotado pelo Ceará

Reprodução/SporTV
Observado por Alemão e Maguinho, goleiro Luís Carlos tenta espalmar arremate de Elton, mas não consegue evitar o gol do Ceará

O Vila Nova sofreu, foi pressionado e pouco criou ofensivamente. O preço pela noite sem inspiração foi a derrota para o Ceará, concorrente direto na disputa pelo acesso à Série A 2018, na Arena Castelão, pela abertura da 28ª rodada da Série B. A derrota de 2 a 0 para o Vozão, tira a equipe colorada do G4 da competição nacional. Os gols da partida foram marcados pelos atacantes Elton e Magno Alves.

Com o resultado, a equipe colorada se mantém com os 46 pontos, mas pela primeira vez desde a 16ª rodada o Tigre não aparece entre os quatro primeiros que conquistam o acesso à Série A. O time é 5º colocado e pode perder mais duas posições no complemento da rodada. Para isso não acontecer, o time goiano precisa ligar o secador e torcer para que o Juventude não vença o Brasil de Pelotas e o Oeste não supere o Guarani.

O Ceará, por sua vez, chegou aos 48 pontos e assume provisoriamente a 2ª colocação. Para se manter na atual posição, o Vozão precisa torcer para que o América/MG não vença o Santa Cruz, sábado (7), no Arruda.

As duas equipes só voltam a campo no próximo dia 14. O Vila Nova realiza o clássico goiano com o Goiás, às 16h30, no Estádio Serra Dourada. No mesmo dia, mas às 19 horas, o Ceará visita o Oeste, na Arena Barueri, na última partida da 29ª rodada da competição nacional.

1º tempo

O duelo na Arena Castelão começou com mudanças na escalação colorada. Moisés e PH deixaram a equipe titular para a entrada de Tiago Adan e Claudinei, respectivamente. O Tigre, logo no início da partida, teve uma grande chance. Aos dois minutos, Alípio cobrou falta na área do Vozão e a bola sobrou para o meia Alan Mineiro bater. A pelota explodiu na trave do goleiro Éverson, mas a jogada foi interrompida após impedimento sinalizado pela arbitragem. A jogada, inclusive, foi a única de perigo do Tigre. 

A equipe comandada pelo técnico Hemerson Maria sofreu com a falta de organização no meio-campo e principalmente com as investidas dos laterais do Ceará. Romário, Richardson, Leandro Carvalho, Raul e Lima foram os jogadores que mais envolveram a marcação vilanovense. 

Em uma das jogadas rápidas do Ceará, a bola foi lançada na área do Vila Nova. Lima ajeitou com a cabeça e a bola sobrou livre para o atacante Elton. O camisa 99 do Ceará bateu forte, Luís Carlos tentou afastar, mas a bola balançou as redes do goleiro colorado.

O Ceará continuou em cima e não fosse o arqueiro vilanovense, que realizou duas grandes defesas, o Vila Nova terminaria a primeira etapa com desvantagem maior no placar.

2º tempo

Precisando do empate para ter maiores chances de permanência no G4, o Vila Nova voltou para a etapa final com postura ofensiva. Alan Mineiro, Alípio, Tiago Adan e Geovane tiveram chances de finalizar a gol, mas não conseguiram passar pela marcação o goleiro Everson quase não sujou o uniforme.

O Ceará atento na marcação voltou a levar perigo nos contra-ataques e nas bolas parada. Após cobrança de falta, aos 17 minutos, Pedro Ken aproveitou corte da defesa do Vila Nova e mandou no travessão do goleiro Luís Carlos. Sete minutos depois, em rápido contra-ataque, o volante do Ceará voltou a finalizar com perigo. Dessa vez a bola tirou tinta da trave do camisa 1 do Tigre.

A melhor chance do Vila Nova surgiu aos 36 minutos. Geovane chutou forte e exigiu bela defesa do goleiro Éverson. A bola sobrou para Alan Mineiro, que finalizou na sequência, mas a bola desviou na zaga alvinegra.

Nos últimos minutos o Vozão se fechou no campo de defesa e aguardou o apito final do juiz Marcelo de Lima, que chegou aos 50 minutos. Antes, no entanto, ainda deu tempo para os donos da casa ampliarem o placar, com o atacante Magno Alves, que aproveitou contra-ataque para garantir mais três pontos para o Ceará. O último gol do camisa 11, de 41 anos, havia sido no dia 16 de julho.

FICHA TÉCNICA 
Série B: 28ª rodada
Jogo: Ceará 2x0 Vila Nova
Local: Arena Castelão (Fortaleza)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ) 
Quarto árbitro: Avelar Rodrigo (CE)

CEARÁ: Everson; Rafael Pereira, Luiz Otávio, Romário e Richardson; Raul, Pedro Ken (Jackson Caucaia) e Ricardinho (Lelê); Leandro Carvalho, Lima e Elton (Magno Alves). Técnico: Marcelo Chamusca.

VILA NOVA: Luís Carlos; Maguinho, Alemão, Wesley Matos e Gastón Filgueira; Claudinei (Fernando Medeiros), Geovane e Alan Mineiro, Mateus Anderson (Lourency), Alípio (Moisés) e Tiago Adan. Técnico: Hemerson Maria.

Gols: Elton, aos 29’ do 1º tempo (Ceará) e Magno Alves, aos 46’ do 2º tempo (Ceará)

Cartões Amarelos: Pedro Ken (Ceará) e Alemão (Vila Nova)

Público pagante: 18.380
Público total: 19.090
Renda: R$ 288.319,00

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI