O Vila Nova foi derrotado pelo Confiança por 1 a 0, nesta terça-feira (22) e pode terminar a 6ª rodada na zona de rebaixamento da Série B. A equipe colorada teve boa atuação, domínio nos principais números da partida (posse de bola, passes e finalizações), mas viu Serginho em um cabeceio marcar o único gol da partida, que garantiu três pontos para o Dragão.
A equipe goiana permanece com cinco pontos, agora na 16ª colocação. Avaí, Londrina e Cruzeiro, que ainda jogam na rodada, podem ultrapassar o Vila Nova - o trio enfrenta Goiás, Náutico e Vasco, respectivamente. Com a vitória o Confiança chegou aos sete pontos e assume a 11ª posição na classificação da Série B.
Na próxima rodada da Série B, o Vila Nova volta ao OBA para a disputa do clássico com o Goiás. A partida será disputada na sexta-feira (25), a partir das 21h30, pela 7ª rodada da competição nacional. Será o terceiro encontro entre os rivais nesta temporada, cada equipe venceu uma vez nos duelos disputados pelo Goianão 2021.
O jogo
Com mais problemas ocasionados por desgaste muscular, o técnico Wagner Lopes precisou poupar o lateral esquerdo Willian Formiga e entrou em campo com o zagueiro Ricardo Lima improvisado na posição. No ataque, Cássio Gabriel e Renan Mota atuaram ao lado de Alesson, além do meia João Pedro como outra novidade no meio-campo.
A ideia era ter um time com mobilidade do meio para frente, mas apesar das mudanças o time colorado seguiu com dificuldades para criar jogadas. Nos primeiros 30 minutos, o Tigre até finalizou quatro vezes, duas no alvo, mas todas as chances criadas por meio de lançamentos na direção dos atacantes.
Apesar das dificuldades ofensivas, o Vila Nova conseguiu dificultar a criação do Confiança. No entanto, foi aproveitando rebote de uma cobrança de escanteio que a equipe da casa abriu o placar. Daniel Penha aproveitou a segunda chance para levantar a bola na área, aos 27 minutos, e o volante Serginho cabeceou tirando do goleiro Georgemy.
O Vila Nova melhorou depois do gol sofrido. O Tigre passou a ocupar mais o campo de ataque, teve superioridade na posse de bola e passou a dar trabalho para o goleiro Rafael Santos, que precisou realizar defesas - foram duas na etapa inicial. O volume ofensivo, porém, não foi transformado em gol.
Diferente do habitual, o técnico Wagner Lopes voltou do intervalo com três mudanças - Cardoso, Alan Grafite (estreia) e Willian Formiga nas vagas de João Pedro, Renan Mota e Walisson Maia (amarelado). Quem voltou melhor, no entanto, foi o Confiança. Com Neto Berola inspirado, o Dragão criou pelo menos duas boas chances de ampliar o marcador nos primeiros cinco minutos da etapa final, mas os arremates foram para fora.
A equipe colorada teve maior posse de bola, mas seguiu com dificuldades de conseguir transformar em finalizações os passes que conseguiam trocar no campo de ataque. Com o passar do relógio, o Confiança utilizava os contra-ataques para tentar ampliar sua vantagem, mas não voltou a dar trabalho para o goleiro Georgemy.
Foi justamente em um lance de transição ofensiva que o Vila Nova criou a melhor chance no jogo. Aos 40 minutos do 2º tempo, Alan Grafite foi lançado e aproveitou falha da defesa do Confiança para sair na cara do goleiro Rafael Santos. O atacante, que fez sua estreia com a camisa colorada, bateu mal e a bola passou longe da meta do Dragão.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro - Série B - 6ª rodada
Jogo: Confiança 1x0 Vila Nova
Local: Estádio Batistão (Aracaju/SE)
Data: 21/6/2021
Horário: 16h30
Árbitro: Diego da Silva Castro/PI
Assistentes: Mauro Cezar de Sousa/PI e Janystony de Melo/PI
Quarto árbitro: Michael Vinicius Freitas/SE
CONFIANÇA: Rafael Santos; Marcelinho, Nirley, Nery e João Paulo; Serginho, Jhemerson (Everton Santos) e Daniel Penha (Gilberto Júnior); Álvaro (Gustavo Ramos), Alex Henrique (Willians Santana) e Neto Berola (Luidy). Técnico: Rodrigo Santana.
VILA NOVA: Georgemy; Pedro Bambu (Breno), Renato, Walisson Maia (Willian Formiga) e Ricardo Lima; Deivid, Arthur Rezende (Ikaro) e João Pedro (Cardoso); Renan Mota (Alan Grafite), Cássio Gabriel e Alesson. Técnico: Wagner Lopes.
Gol: Serginho, aos 27 minutos do 1º tempo (Confiança)
Cartões amarelos: Marcelinho, João Paulo, Nirley (Confiança), Renan Mota, Walisson Maia, Ricardo Lima, Breno e Ikaro (Vila Nova)
Público: portões fechados por causa da pandemia do coronavírus