Uma sala de cinema a céu aberto, com direito a pipoca e feira de artigos locais. Assim é o projeto Cinema na Calçada, que chega a sua quarta edição com lançamento neste sábado, 3, às 19h30, no Jardim Botânico. A iniciativa é promovida pela Panaceia Filmes, sob a coordenação da produtora cultural Larissa Fernandes, e tem apoio do Fundo de Arte e Cultura e Lei Goyazes, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).
O projeto se divide em quatro mostras distintas, realizadas em diferentes espaços de Goiânia como o Museu Pedro Ludovico Teixeira, Grande Hotel e Rua do Lazer. Durante todo o mês de setembro, haverá exibições gratuitas e coletivas de mostras cinematográficas que somam mais de 20 curtas-metragens premiados em festivais espalhados por todo o País.
Neste sábado, o Jardim Botânico recebe a Mostra Seu Lugar, com cinco curtas-metragens que falam sobre cidade, mobilidade urbana, ocupação de espaços públicos e as intervenções do urbanismo tático. Os filmes são: Desterro, de Marília Hughes e Cláudio Marques; Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira; Baleia Magic Park, de Mariana Lacerda; E, de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos; e Gaza, de Pedro Henrique Gomes.
No decorrer do mês, o Cinema na Calçada ainda passa pelo Museu Pedro Ludovico Teixeira com a Mostra Sua Cara, com filmes que tratam sobre questões políticas; pela Rua do Lazer, por meio da Mostra Seu Jeito, composta por produções que narram histórias sobre diversidade; e pela calçada do Grande Hotel, com a Mostra Sua Voz, trazendo filmes sobre feminismo e mulher.
A programação do projeto inclui também um passeio ciclístico que irá percorrer os principais pontos art déco do centro da cidade, no domingo do dia 25/9, às 9 horas, saindo da porta do Teatro Goiânia. O passeio será guiado pelo especialista em art déco Gutto Lemes e acompanhando pela especialista em rotas cicláveis Gabriela Silveira.