Ah, o dia da mentira - o famoso dia em que todos nós temos que tomar cuidado com as pegadinhas de amigos. Nesse dia, as pessoas questionam qualquer coisa que é dita e que pareça fora do comum.
Então, como é que esta data comemorativa surgiu? A verdade é que o dia da mentira se desenvolveu ao longo de séculos.
Um precursor do dia da mentira poderia ser a celebração do equinócio vernal pelos gregos e romanos, período em que o sol parece 'deixar' o Hemisfério Sul e atravessa o equinócio celeste.
A celebração romana desse fenômeno foi chamado Hilaria, e foi realizada para homenagear a ressurreição de Átis. Seu renascimento lendário significava o fim do inverno e o retorno da agricultura.
A primeira associação registada entre o primeiro dia de abril e pegadinhas de mal gosto estava em um livro chamado 'Os Contos de Canterbury' (1392). Nele, uma raposa tenta enganar um galo mas, no final, é a raposa que se dá mal.
No livro, a raposa pede que o galo para cante uma canção para ela, e enquanto ele faz isso, a raposa agarra o galo pelo pescoço. Quando o resto dos animais persegue a raposa para salvar o galo, o animal convence o predador a zombar deles, criando uma distração para o galo fugir.
Durante a Idade Média, na França, o rei Carlos IX implantou que o início do ano seria no dia 01 de janeiro. Entretanto, algumas pessoas continuaram a seguir a antiga tradição em que o início do ano era perto da Páscoa.
As pessoas da época diziam que quem acreditava no ano novo próximo da Páscoa eram tolos e mentirosos.
Em 1686, o filósofo britânico John Aubrey declarou 01 de abril como o "Dia do Santo Mentiroso". No mesmo ano, uma tradição estranha começou na Inglaterra. Inúmeras pessoas tentaram enganar umas as outras para visitar a Torre de Londres para ver "a cerimônia anual de lavagem dos leões."
A brincadeira continuou por mais de um século. Alguns acreditam que esta seja a primeira brincadeira recorrente de Dia da mentira já registrada.
Foi assim que os seres humanos lentamente transformaram um feriado sobre o posicionamento sazonal do sol em um dia de brincadeiras.