Famosos

Após polêmica, vencedor do 'MasterChef' desiste de financiamento coletivo para hamburgueria Zebeléo

Reprodução/Facebook
Leo Young lançou na quinta-feira uma campanha de financiamento coletivo com Bel Pesce, “a menina do Vale do Silício” e Zé Soares, do blog “Do Pão ao Caviar”

A hamburgueria "Zebeléo" não terá mais financiamento coletivo, anunciaram Leo e seus sócios Bel Pesce e Zé Soares. O vencedor da terceira edição do "MasterChef" usou seu Instagram para divulgar, nesta sexta (26), a decisão.

Os três foram massivamente criticados após lançarem a campanha de "crowdfunding" para um empreendimento privado.

Para boa parte dos internautas, os sócios dispõem de recursos próprios para o negócio. Como prêmio do reality gastronômico, Leo ganhou R$ 150 mil, um carro zero e um curso na escola de gastronomia Le Cordon Bleu, em Paris.

Bel, "a empreendedora do Vale do Silício", comanda quatro empresas. E Zé Soares é um economista que largou a profissão para viajar pelo mundo e registrar suas experiências no blog "Do Pão ao Caviar".

"Reconhecemos que pecamos ao lançar o projeto sem detalhar os princípios e mecanismos deste tipo de ferramenta. Em tempos que tudo que se fala na internet vira polêmica, fizemos questão de vir aqui esclarecer esse mal-entendido", escreveu Leo. Ele ainda anunciou que todo o valor arrecadado será integralmente devolvido aos contribuintes.

Confira a postagem:

 

O lançamento do nosso novo projeto, a Hamburgueria Zebeléo, gerou polêmica que ontem tomou conta da internet. O objetivo era utilizar uma ferramenta já consagrada e conhecida mundialmente para a viabilização de negócios com a participação do público de maneira opcional. O financiamento coletivo é uma forma de empreender de maneira colaborativa. Ao invés de arrecadar investimentos da forma tradicional como o financiamento bancário, as pessoas ajudam a viabilizar projetos pelos quais se encantaram em troca de experiências, produtos ou serviços adquiridos antecipadamente. Ponto importante: financiamento coletivo não é e nunca será sinônimo de “vaquinha” ou doações. A intenção era disseminar uma modalidade que pode ser usada por qualquer empreendedor, quebrando paradigmas sobre investimentos no ramo da gastronomia. Reconhecemos que pecamos ao lançar o projeto sem detalhar os princípios e mecanismos deste tipo de ferramenta. Em tempos que tudo que se fala na internet vira polêmica, fizemos questão de vir aqui esclarecer esse mal-entendido e anunciar uma decisão importante: a campanha de financiamento coletivo será descontinuada e iremos devolver integralmente os valores já arrecadados. Agradecemos o incentivo e apoio das inúmeras pessoas que se identificaram com o projeto e escreveram mensagens tão bacanas de apoio. Temos sede por empreender e o projeto ainda está de pé! Estamos construindo cada detalhe da hamburgueria com muito carinho para em breve lançar a Zebeléo!

Uma foto publicada por Leonardo Young | MasterChef (@leo_young_) em

No Facebook, Bel também se pronunciou: "Nosso plano continua o mesmo de antes, continuamos construindo cada detalhe do restaurante com o maior carinho do mundo, mas achamos que a melhor forma de ser fiel a todos que acreditam em nós é [...] descontinuar a campanha, devolvendo tudo que havia sido levantado a cada um que contribuiu, [...] e mostrar as nossas ideias, conceitos, produtos e experiências através da própria execução do dia a dia de levantar esse negócio."

Confira alguns comentários de usuários no Twitter sobre a Zebeléo:

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI