O bom humor do brasileiro pode ser invejável. Mesmo em uma situação econômica difícil, os internautas aproveitam a Black Friday para fazer piadas e compartilhar memes.
A campanha chegou ao Brasil, inicialmente na internet, por meio do site Busca Descontos, em 2011.
Nos anos seguintes, consumidores que encontram propaganda enganosa em vez de descontos reais ironizam a campanha na internet. Assim, surgiu o termo "Black Fraude" - dando a entender que as lojas sobem os preços antes do dia promocional para simularem, posteriormente, redução nos valores.
Em 2019, mesmo com a economia patinando, os brasileiros utilizaram as redes sociais para desabafar, mas em tom de brincadeira.
Um exemplo disso é o uso de memes com personagens como Julius, de Todo Mundo Odeia o Chris. Na série, ele é conhecido por ser controlado com as finanças e calcular centavos nas compras do dia a dia.
Na Black Friday, Julius ‘dá dicas’ aos consumidores.
Eu na #BlackFriday pic.twitter.com/HhWrlkwjuT
— Haendel Dantas ⚡ (@hmdantas) November 28, 2019
Eu tentando negociar com as lojas #EuNaBlackFriday pic.twitter.com/8OndhxhjxN
— Mandy1040Silva (@Mandy1040S) November 28, 2019
E os internautas também fizeram piadas para ironizar a própria situação econômica com a hashtag “eu na black friday”:
eu na blackfriday entrando nas lojas só pra dar uma olhadinha e não levar nada pic.twitter.com/PKoTAHAzPr
— PEDRÃO® (@Itspedrito) November 28, 2019
Eu com 23 anos vendo as pessoas gastarem na Black Friday e eu não ter um tustão pra comprar nada #BlackFriday pic.twitter.com/pduSVMasga
— Enteleguiador digital (@jobsquepariu) November 29, 2019
Black Friday é só para jogar na cara que nem com desconto eu posso comprar... 😥
— Luiz (@92luizz) November 29, 2019
Eu indo comprar na #EuNaBlackFriday / Lembrei que não tenho dinheiro pic.twitter.com/rCqVYAUe1A
— Juliano ツ (@Ju_zak) November 28, 2019
Outro personagem muito usado em memes é o Chapolin Colorado, criado por Roberto Gomes Bolaños. Na internet, o ‘vermelhinho’ sempre ‘reflete’ sobre as questões da vida.