O Mestre do Sabor, reality show culinário da Globo, estreia sua 2ª temporada nesta quinta-feira, 30. O E+ conversou com Claude Troisgros, chef e apresentador que comanda a atração inédita em tempos de reprise na TV por conta da pandemia do novo coronavírus.
"Nesse momento, o brasileiro precisa mais do que nunca acreditar no seu País. Eu acredito que será muito positivo poder apresentar um conteúdo 'fresco' e cheio de energia. A maior responsabilidade será entrar no horário do BBB, um programa consolidado", analisa.
O Big Brother Brasil, citado por Troisgros, chegou ao fim na segunda-feira, 27, e trouxe Thelma como campeã. Além da audiência na TV, também foi um sucesso nas redes sociais: no Paredão disputado entre Manu, Prior e Mari, houve mais de 1,5 bilhão de votos, um recorde mundial.
Comparações entre Mestre do Sabor e MasterChef
Sobre o fato de algumas pessoas tratarem o Mestre do Sabor como uma espécie de "MasterChef da Globo", Claude Troisgros frisa que tratam-se de reality shows diferentes: "Elas não têm por quê comparar. O MasterChef [da Band] é um programa de sucesso e aproveito aqui para parabenizar a equipe. Eles têm um formato bem definido de competição."
"O Mestre do Sabor é um formato original nosso, um reality voltado para a valorização da cozinha brasileira. Os ches profissionais são desafiados a transformar produtos brasileiros em pratos criativos ou tradicionais, que surpreendem o paladar", explica.
Diferenças entre TV aberta e fechada
Questionado sobre uma possível comparação entre a TV fechada e seu atual trabalho à frente do Mestre do Sabor, na Globo, Claude Troisgros comenta: "A diferença de estrutura é grande se falarmos da parte técnica, principalmente. Agora, a demanda e cobrança também são maiores. O alcance da TV aberta é realmente surpreendente."
"Trabalho há mais de 15 anos com TV no Brasil e senti, sim, diferença depois da 1ª temporada do Mestre do Sabor. E o reconhecimento na rua é muito maior. As pessoas falam comigo e com o Batista como se nos conhecessem, é um carinho bom de receber", completa.
Repescagem, a novidade do Mestre do Sabor
A 2ª temporada do Mestre do Sabor conta com uma nova etapa: a repescagem, que ocorrerá entre os Duelos e a Na Peneira.
"É sempre possível inovar. Chegamos nessa 2ª temporada com uma nova etapa, muito esperada pelo público, mestres e candidatos, que é a repescagem. É uma prova que aumenta a dinâmica do programa e a esprança dos participantes de estarem na final", ressalta Claude.
Quando será a final da 2ª temporada do Mestre do Sabor
A final da 2ª temporada do Mestre do Sabor tem previsão para ir ao ar no próximo mês de julho, ao vivo. Troisgros espera que, até lá, a situação já tenha se restabelecido em relação às medidas de isolamento social causadas pela pandemia do novo coronavírus.
"Tenho fé que até julho nosso País já tenha superado a pandemia. Até lá, durante o isolamento social, o público poderá acompanhar as receitas do programa e se divertir em casa", afirma.
O apresentador ainda fala sobre como tem acompanhado a situação na França, seu país natal: "Meu pai e irmãos moram lá e nos falamos diariamente. A preocupação com o impacto social e financeiro é a mesma que a nossa aqui no Brasil".