Cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, o americano Eric Silver ama o Brasil. E quem verdadeiramente conquistou seu coração foi a música sertaneja. Disposto a gravar um disco com o melhor do gênero, ele ficou quase dois anos estudando sucessos daqui para transformá-los em versões country, com letras em inglês. No álbum "Bridges, Friends & Brothers" (pontes, amigos e irmãos, na tradução para o português), lançado agora, ele canta versões de "Romaria", "O Menino da Porteira" e "Um Violeiro Toca", entre outras canções.
Silver foi criado em Nashville, a terra do country nos EUA. "Lá, damos muito valor aos compositores. Músicas como 'Tocando em Frente' falam de coisas profundas, e eu queria manter esse valor", diz o cantor. "O engraçado é que conheço Almir Sater e Renato Teixeira há anos, mas só agora consegui estudar as músicas deles profundamente", avalia o músico, que compara Almir Sater a James Taylor.
Para preservar o máximo das músicas, Silver não fez apenas versões, mas traduções literais. "Eu gastei muito tempo só para traduzir as letras e aprender as suas melodias. Depois disso, tentei esquecer a versão original e pensar como eu comporia aquela canção", diz ele. "As palavras berrante, sertão e Nossa Senhora Aparecida não existem em inglês, mas a música country e a sertaneja têm a mesma tradição. Ambas falam de cavalos, fé, tristeza e tragédia. Isso ajudou".
Eric Silver conheceu Almir Sater nos EUA há mais de 30 anos. Logo, passou a tocar aqui e a fazer amizades com artistas brasileiros, como Sérgio Reis e a dupla Fernando & Sorocaba, até ter mais de cem composições gravadas, inclusive por nomes de estilos diferentes, como NXZero e Luiza Possi. Em seu país, gravou com Shania Twain e Donna Summer. "Não planejei ficar tanto aqui, mas aconteceu. Tenho uma casa em cada país".
Confira uma faixa do novo trabalho de Eric Silver ao lado da sertaneja Paula Fernandes: