Nem precisa ser de Goiânia para saber que a semana de Festival Bananada é sempre intensa, ocupando vários espaços da cidade com shows, discotecagens e ações artísticas. Além dos artistas de diferentes Estados (e até países) que já desembarcaram por aqui para se apresentar no evento, também não faltava o público forasteiro que vinha participar da festa em meio aos goianos. É seguindo essa ideia que a produção do festival lança nesta sexta-feira o Bananada BR, série audiovisual que une música e entrevistas com transmissões ao vivo que seguem até dezembro.
O novo formato conta com nove episódios no total, exibidos às sextas, sábados e domingos em finais de semana alternados. Participam mais de 30 artistas de diferentes estilos, gêneros e cantos do Brasil. Para dar o start, o Bananada BR - Edição Goiás vai ao ar nos dias 5, 6 e 7 de novembro, sempre às 19 horas, no canal do Festival Bananada na Twitch (@festivalbananada).
Essa primeira temporada homenageia os artistas locais que representam a diversidade musical do nosso Estado, entre artistas já “de casa” – como Boogarins, Bruna Mendez, Carne Doce, Davi Sabbag e Aurora Rules – ao lado de novos nomes da cena, como Carabobina e Mílian. Os shows se mesclam a discotecagens, que este ano apresenta o novo projeto de Lucas Manga, batizado de La Rossa.
“É algo muito característico do Bananada: trazer artistas que o público já conhece e canta junto, mas também nomes antigos que são simbólicos da cena goiana, como a Cristiane Perné, que talvez o público mais jovem não conheça e passa a conhecer no festival. E os artistas iniciantes: alguns deles ainda nem tiveram a oportunidade de se apresentar ao vivo, estreando no festival”, comenta Giovanna Villefort, diretora artística do Bananada.
Além da experiência musical, Giovanna aponta que a série audiovisual explora novas narrativas buscando a aproximação com o público. “A ideia de descoberta musical é muito presente na edição física do festival. Mas, apesar de ser um evento de porte grande, o Bananada tem um jeitinho pessoal”, diz. “Queríamos trazer esse caráter de proximidade da música com o público, e fizemos isso com as conversas com os artistas. Eles trazem informações como qual o álbum preferido deles, indicam música para quem está assistindo, como se fosse uma conversa mesmo”, explica.
A curadoria segue a mesma ideia com os artistas das demais regiões, com apresentações divididas nas edições Nordeste/Sul e Sudeste/Norte. Os episódios foram gravados em estúdios de Goiânia e São Paulo. “O festival físico, que existe há 21 anos, é um momento de troca entre partes do País e outras nacionalidades, trazendo diferentes regiões para Goiânia. Para levar isso para o on-line, quisemos trazer bandas e artistas de cada canto do Brasil, dentro do que a gente acha que tem de mais legal na cena atual da música brasileira.”
Integram o line-up do programa nomes como o rapper Don L, a artista Larissa Luz, o trio Tuyo e o guitarrista da Nação Zumbi Lúcio Maia, dentro da Edição Nordeste/Sul, que será transmitida entre 19 e 21 de novembro. Já a Edição Sudeste/Norte conta com Juçara Marçal e Kiko Dinucci, Tulipa Ruiz, Felipe Cordeiro, Victor Xamã, Lô Bento e o novo projeto da artista Larissa Conforto, batizado de Aiyé, que vai ao ar de 3 a 5 de dezembro.
Pandemia e adaptações
Assim como quase todo o cenário de cultura e entretenimento, o Bananada precisou se adaptar ao digital em meio à pandemia de Covid-19. Além das ações musicais chamadas de #BanaLIVE, a produção lançou um selo musical em 2021. Pelo segundo ano consecutivo sem edição física do festival, inovar com o formato do Bananada BR segue sendo um desafio, segundo Giovanna Villefort. “Fazer o Bananada é sempre um desafio. Mas ainda é tudo muito novo pra gente dentro do formato on-line”, comenta.
Para o produtor e diretor de conteúdo Lucas Manga, o projeto segue exercendo o mesmo papel das outras edições, contemplando todas as regiões do País e agindo como um polo de música contemporânea em uma região fora do eixo Rio-São Paulo. “Ainda impossibilitados de exercer nosso modelo de negócio de forma plena presencialmente e com o desejo de continuidade ao projeto Bananada como um todo, nos propusemos a reforçar um dos mais importantes pilares da plataforma: o fomento à intersecção, troca e circulação musical no
País”, diz.
SERVIÇO
Evento: Bananada BR - Edição Goiás
Data: De sexta a domingo (5 a 7/11), sempre às 19 horas
Artistas: Boogarins, Carne Doce, Bruna Mendez, Davi Sabbag, Carabobina, Aurora Rules, Fred Valle ft. Adriel Vinícius, Mílian, Cristiane Perné, Mundhumano, João Thomé, Cecilioui e La Rossa
Onde assistir: Canaldo Festival Bananada na Twitch (@festivalbananada)
Mais informações: @festivalbananada (Facebook e Instagram)