A fotografia mais recente postada no Instagram da estudante Esthefany Nascimento foi de fevereiro deste ano, quando compartilhou com os amigos o bolo especial que a irmã fez para a data festiva. Está estampado na guloseima o desenho de Levi Ackerman, personagem de Ataque dos Titãs, um dos animes mais populares da atualidade. “Minha irmã me fez essa surpresa porque ela sabe que eu amo animes e adoro o Levi”, explica a fã.
Com diversas narrativas, algumas em tons fantasiosos, outras com destaque para comédia e suspense, os animes têm tomado cada vez mais os catálogos dos serviços de streaming. Só a Netflix, por exemplo, apresenta diversas narrativas adaptadas dos mangás para o desenho animado, sucessos de público e de transmissão mundo afora. É o caso de títulos como Naruto, já com nove temporadas, One Pice, com quatro, e o sucesso Death Note, com a série e o filme disponíveis.
“Você acompanha as transformações dos personagens e como as histórias tomam rumos diferentes. É como se estivesse ali dentro, vivendo tudo aquilo”, revela Esthefany, que participa dos eventos de animes em Goiânia e, sempre que pode, promove maratonas com seus amigos. Fã incondicional de animes, a estudante até já confeccionou roupas e se vestiu de personagens das séries que têm maior apreço, como My Hero Academia e Jujutsu Kaisen.
A crescente invasão dos animes nos catálogos de streaming revela o apogeu dos estúdios audiovisuais do Japão. De acordo com a Associação de Animação do Japão, estima-se que a indústria segue em crescimento há mais de seis anos, batendo recordes consecutivamente. Indo na contracorrente às emissoras de televisão, o streaming seria uma espécie de janela mais universal para quem deseja acompanhar algum título. Dos sucessos no Brasil, como Pokémon e Naruto, até chegar aos desenhos mais recentes e soturnos, caso de Death Note, os animes arrastam uma legião de fãs, os chamados otakus. “Desde mais nova já assistia anime na televisão. Com o passar dos anos, acabei imergindo mais nos animes por conta das plataformas digitais, que acabam possibilitando histórias que talvez eu jamais conheceria”, explica Esthefany.
Prêmio
A arte japonesa cresce tanto em títulos e transmissões que acabou ganhando nos últimos anos uma premiação exclusiva para estreias, o Anime Awards, encabeçado pela plataforma Crunchyroll. Como uma espécie de “Oscar dos animes”, o prêmio destaca animes, dubladores, ilustradores, roteiristas e designers por trás dos títulos. Em fevereiro, o anime que conquistou os principais troféus foi Jujutsu Kaisen, visto em mais de 70 países.
Além das diversas séries com várias temporadas, os animes também vão ao encontro do cinema. É o caso, por exemplo, de A Viagem de Chihiro, lançado em 2001 e ganhador do Oscar de melhor animação. Há também o sucesso dos anos 2000 InuYasha, disponível no Prime Vídeo, tanto a série quanto a franquia de filmes, e diversos longas-metragens criados a partir do universo de Pokémon.
“Há quem pense que os animes são desenhos infantis, para crianças. Na verdade, eles têm tramas adultas, discutem diversas realidades propostas e fazem críticas”, aponta o estudante de design gráfico Carlos Henrique. De acordo com o fã, os animes apresentam uma parte da cultura japonesa, mas também falam sobre temas universais, como coragem, amor e bondade. “São histórias sobre determinação e superação. Em tempos como os de agora, nada melhor que uma narrativa sobre otimismo”, diz.
Cinco animes para conferir no streaming
Death Note
Um dos animes mais bem clicados da Netflix, Death Note une suspense e fantasia ao narrar as desventuras de Light Yaami, um inteligente estudante do ensino médio que acaba embarcando em uma cruzada secreta para eliminar os criminosos do mundo depois de descobrir um caderno capaz de matar qualquer pessoa cujo nome está escrito nele. A série é baseada na coleção de mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata, entre 2003 e 2006, com o total de 37 episódios.
Ataque dos Titãs
Anime japonês transmitido pelo serviço de streaming Crunchyroll Brasil, a história mostra uma era apocalíptica com titãs gigantes que tentam atacar o planeta. Os seres humanos se tornam o alimento principal dessas criaturas e precisam lutar para sobreviver nesse mundo fantasioso. A narrativa é baseada no mangá de mesmo nome que é roteirizado e ilustrado por Hajime Isayama. O anime já possui quatro temporadas disponíveis, com a produção do estúdio Wit Studio e direção de Tetsuro Araki.
My Hero Academia
O anime acompanha a saga de Izuku Midoriya, um menino que nasceu sem individualidade, espécie de poderes especiais, em um mundo em que é normal tê-los, mas mesmo assim sonha em se tornar um super-herói. A história do protagonista muda após ganhar poderes do maior herói do mundo. Izuku consegue se matricular em uma escola para heróis em formação. O anime está disponível no Crunchyroll Brasil.
Jujutsu Kaisen
Grande vencedora das principais categorias do Anime Awards 2021, a série estreou no ano passado com uma temporada que apresenta a história de Yuuji Itadori, que ingressa no Colégio Técnico Metropolitano de Tóquio, uma espécie de escola para pessoas com poderes especiais. Ao longo da narrativa, o protagonista se mete em aventuras junto com os amigos. O anime já foi visto em 71 países, ficando atrás do sucesso Black Clover.
Pokémon
As diversas temporadas de Pokémon, um dos animes mais populares transmitidos no Brasil, já estão disponíveis na Netflix. Com histórias baseadas no mundo fantasioso de bichinhos especiais com super-poderes, ultrapassa gerações em narrativas sobre coragem, determinação e amizade. Além da série, o serviço de streaming também tem em seu catálogo alguns títulos de filmes do anime.