Celebridades como os ex-bbb’s Eliezer, Juliette e Rafa Kalimann, a atriz Thaila Ayala, a cantora Luísa Sonza , entre outros, estão replicando postagens de denúncias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha do Marajó, no Pará.
O assunto veio à tona quando a interpretação da cantora Aymêe para a canção "Evangelho de Fariseus" viralizou nas redes sociais. A letra faz uma crítica às violações de direitos humanos. “Enquanto isso, no Marajó/ O João desapareceu/ Esperando os ceifeiros da grande seara/ A Amazônia queima/ Uma criança morre/ Os animais se vão”, diz a letra.
Depois que o vídeo da música viralizou, os famosos se mobilizaram nas redes sociais.
“Clamamos aos políticos, autoridades e órgãos públicos ações e respostas. Aymêe, sua voz ecoou”, escreveu Juliette no Instagram. “É nosso dever, enquanto pessoas públicas, tornar esse caso ainda mais conhecido”, afirmou Kalimann.
Denúncias
Em abril de 2006, denúncias sobre esses abusos chegaram ao presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial na Câmara dos Deputados. Na época, o bispo emérito do Marajó, Monsenhor Dom José Luiz Azcona, constatou o abuso sexual de adolescentes na região e apresentou a denúncia às autoridades.