Mais de 100 mil pessoas são aguardadas na 13ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza, que acontece entre quinta-feira (1), e domingo (4), na Praça da Matriz da cidade, a 29 quilômetros de Goiânia.
Além da gastronomia, os pratos custarão entre R$ 10 e R$ 30, o público tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura da Itália, com várias apresentações musicais, danças típicas, um baile de máscaras, campeonato de bocha e muito mais.
Programação
Dia 01 de Junho / Quinta-Feira
05:00h – Alvorada Festiva em Comemoração à 13ª Edição do Festival Italiano - Gastronomia e Cultura;
19:00h – Santa Missa: Matriz Nossa Senhora do Carmo
20:00- Jantar na Cantina da Nonna - Praça da Matriz/Apresentação dança Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro (SC)
20:30 - Abertura oficial
21:30h - Apresentação dança Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro (SC)
21:50 - Apresentação SOLO Amanda Diovanna ( Nova Veneza GO)
22:00h – Apresentação Grupo de Dança Folclórico Ítalo Brasileiro (SC)
23:00h - Show Patrick Dimon ( SP)
Dia 02 de Junho / Sexta- Feira
20:00h – Jantar na Cantina da Nonna - Praça da Matriz
20:00h - Coral da Escola municipal Tereza Zanini Peixoto
20:30h - Coral Arcobaleno – Escola Arco-Íris e Colégio Razão
21:00h - Banda Sinfônica Instituto Gustavo Ritter - Participação Amanda Diovanna Bosco (GO)
22:00h - Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro ( SC)
23:00h - Show com “Os Tenores do Brasil “ Ricardo e Marcelo ( SP)
02:00h - Encerramento
Dia 03 de Junho / Sábado
09:00h – Campeonato do jogo de Bocha - Clube Recreativo de Nova Veneza
11:30h – Almoço Cantina da Nonna (Praça da Matriz)
12:00h - Coral Arcobaleno – Escola Arco-Íris e Colégio Razão
12:30h - Grupo de dança da Escola Zanini Peixoto
13:00h - Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro ( SC)
13:30h - Show Jordana Félix ( Nova Veneza GO)
14:00h - Show Mario Wagner ( Nova Veneza GO)
15:00h - Show Sara Cardoso ( Nova Veneza GO)
15:30h - Show ZARDOS ( Goiânia)
20:00h – Jantar na Cantina da Nonna - Praça da Matriz
21:00h - Coral Escola Municipal Tereza Zanini Peixoto
21:30h - Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro ( SC)
22:00h- 10º Baile de Máscaras Carnaval de Veneza e show com a Banda Raizes de Veneza ( Nova Veneza GO)
00:00h - Show Alessandro Nascimento ( Goiânia)
03:00h - Encerramento
Dia 04 de Junho / Domingo
10:00h – Torneio de Cipó - Praça da Matriz
11:00h – Almoço na Cantina da Nonna - Praça da Matriz
12:00h - Coral Escola Tereza Zanini Peixoto ( Nova Veneza GO)
12:30h - Show Luana Souza ( Nova Veneza GO)
13:00h - Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro ( SC)
14:00h - Show Waldir Amaral ( Nova Veneza GO)
16:00h -Show Weber e Alex ( Nova Veneza GO)
18:00h - Encerramento com PANELAÇO
Atrações:
Patrick Dimon - Cantor grego com formação musical na Itália, com discos de músicas italianas gravados. Fez sucesso nos anos 60 e 70 interpretando grandes clássicos italianos. Ganhou discos de Ouro e de Platina pela vendagem recorde de discos, superando a casa dos 2 milhões de discos. Sua primeira gravação foi em 1969, um compacto simples (vinil) pela Odeon, com a música “Las Amorosas”, na Argentina em espanhol, lançado em todo continente americano e europeu. Em sua carreira, sua discografia consiste em aproximadamente 28 discos, em todo mundo, com venda recorde de 5 milhões de cópias.
Tenores do Brasil - Dueto formado pelos tenores Ricardo Regis & Marcello Zanluchi, naturais de Avaré (SP), ficaram conhecidos no programa Raul Gil. Se apresentam pela segunda vez no festival e estão preparando um vasto reportório de músicas italianas.
Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro - Formado por aproximadamente 100 dançarinos, entre crianças, adolescentes e idosos, o grupo foi criado em 1991, na cidade de Nova Veneza, Santa Catarina, com o intuito de resgatar origens italianas e manter vivo o patrimônio histórico cultural da cidade. O grupo já foi premiado em vários festivas, como o de Joinville (SC).
Orquestra sinfônica do Instituto Gustav Ritter com a cantora solista Amanda Diovanna Bosco, de 10 anos - Sob a regência do maestro Ricardo Rosembergue, a Orquestra Sinfônica Instituto Gustav Ritter é composta por 28 componentes, entre alunos e professores, na faixa etária de 13 a 60 anos. Essa é a primeira vez que a orquestra participa do Festival de Nova Veneza. A aluna de canto do Instituto e moradora de Nova Veneza, Amanda Bosco, de 10 anos, fará participação especial com solo de músicas italianas acompanhada da orquestra.
Alessandro Nascimento - Cantor e compositor, goiano descendente de italianos, o músico tem formação na Itália e canções gravadas em italiano. É conhecido por interpretar músicas italianas românticas que fizeram sucesso nas décadas de 1950 e 1960. O artista participa pela primeira vez do Festival Italiano de Nova Veneza com repertório com canções como Al di La - Emilio Pericoli Amore Scusami - Peppino Di Capri Canzone Per Te - Sergio Endrigo Cavalcata - Roberto Carlos Champagne - Peppino Di Capri Dio Come Ti Amo - Domenico Modugno Il Mondo - Jimmy Fontana Il Tempo Se ne Va - Adriano Celentano Io che amo solo te, entre tantas outras.
Banda Raizes de Veneza - Formada há mais de 25 anos, a banda tem integrantes da cidade de Nova Veneza, em Goiás, e tem repertório amplo com estilos diversificados. O grupo irá tocar no Baile de Máscaras, um dos pontos altos da programação cultural do Festival. Para o repertório, preparam marchinhas brasileiras traduzidas para o italiano, bem como canções mais românticas italianas.
Mário Vagner - Morador Nova Veneza, Mário Vagner participa de festivais de música há sete anos e para esta próxima edição do Festival Italiano de Nova Veneza, onde participa pela terceira vez, prepara um repertório recheado de clássicas canções italianas e também de sucessos mais recentes, para agradar também aos mais jovens.
Valdir Amaral - Descendente de italianos e natural da cidade de Nova Veneza (GO), Valdir Amaral começou sua carreira de músico na Banda Marcantes e diz ter a música em suas veias. Atualmente vive no Estado do Tocantins e divide seu tempo como empresário e cantor, fazendo alguns shows. Há dez anos, ele apresenta-se no Festival Italiano de Nova Veneza, com repertório de canções italianas clássicas dos anos de 1960, 1970 e 1980.
Weber e Alex - Músicos de Nova Veneza que se apresentam na cidade há 20 anos. A dupla sertaneja tem repertório diversificado, inclusive de músicas italianas. Os músicos são considerados revelação dos festivais tradicionais da região. No Festival Italiano,farão dueto em italiano.
Serviço:
13º Festival Italiano de Nova Veneza
Data: 1 a 4 de junho
Local: Praça João Stival de Nova Veneza (Veja o mapa aqui)
Entrada gratuita