A francesa Iris Mittenaere foi eleita a nova Miss Universo na madrugada desta segunda-feira (30), durante a 65ª edição do concurso realizado em Manila, nas Filipinas. A Miss Haiti Raquel Pelissier e a Miss Colômbia Andrea Tovar ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Desde a década de 1990 que uma europeia não ganhava o título de mulher mais bonita do mundo. Ano passado, a coroa passou para a filipina Pia Wurtzbach. A nova Miss Universo é cirurgiã-dentista, tem 24 anos, e nasceu na cidade de Lille, no norte da França. Iris é a segunda francesa a ser Miss Universo, sendo que a outra ocasião foi em 1953.
O concurso foi apresentado pelo comediante Steve Harvey, que na última edição cometeu a gafe de coroar a miss errada, ao se confundir ao ler o resultado. Ele anunciou que a vencedora era a Miss Colômbia, mas sendo que na verdade, a vencedora era a Miss Filipinas. O apresentador brincou o tempo todo com a gafe e disse que fez uma cirurgia nos olhos. Na hora de ler o resultado final na madrugada de hoje, Steve recebeu um óculos de grau das mãos da filipina Pia Wurtzbach levando toda a plateia aos risos. "Meu Deus me proteja para que eu leia o resultado certo", disse antes de anunciar a vencedora.
A Miss Brasil 2016 Raissa Santana ficou entre as 13 finalistas e chamou a atenção pela beleza. A paranaense usou um vestido feito sob medida assinado pelo estilista Alexandre Herchcovitch em cor preta e todo bordado com cristais produzidos na Boêmia, na República Checa.