“Presuntinho”! Desde que a propaganda do presunto ‘Luis Augusto’, divulgada pela Sadia, entrou no ar, a vida de dois moradores de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, não tem mais sossego.
A dupla de Luízes Augusto, Ribeiro, de 45 anos, e Mascarenhas, de 42 anos, não gostaram nem um pouco da marca ter associado o nome deles à um presunto ruim e que ninguém quer, em comercial.
Desde então, só o que escutam são piadinhas de mal gosto. “Brincaram com meu filho dizendo que ele era o filho do ‘presuntão’. Daqui a pouco estão chamando a minha mulher de queijinho. Isso não se faz com ninguém. Toda vez que veiculam essa propaganda estão denegrindo o nosso nome”, contou ao Jornal Extra, Luiz Augusto Ribeiro.
“Depois que começou a propaganda na televisão, eu não tive mais sossego. Toda hora, todo instante, vem alguém me chamando de ‘presuntinho’. Fazendo piadas com capa de gordura do presunto. Eu até levo na esportiva, mas é chato, é constrangedor. Por isso, resolvi entrar com a ação também. Dar um basta nessa situação”, desabafou Luis Augusto Mascarenhas.
Para acabar com o sofrimento, os dois entraram com uma ação contra a Sadia, em que pedem R$30 mil cada.
De acordo com a publicação, o advogado da dupla explicou que os clientes estão em seu direito, pois são amparados pelo artigo 17 do Código Civil.
A Sadia, no entanto, disse, por meio de nota, que a escolha do nome não queria ferir ninguém e que se trata de uma obra de ficção. Veja:
"A Sadia esclarece que, como obra de ficção, as semelhanças e a escolha do nome Luís Augusto para a campanha são mera coincidência, à exemplo do que já observamos na teledramaturgia. Portanto, o filme segue o mesmo tom irreverente e característico das campanhas publicitárias da marca, como o clássico bordão “Nem a pau, Juvenal” ou quando o fatiador de frios oferece um tijolo ao consumidor, que pediu para “dar uma olhadinha” no presunto que não era da marca Sadia. Líder na categoria de presunto no País, o principal objetivo da ação é ressaltar a alta qualidade do produto da marca, que tem expertise no segmento e excelência no processo de produção".
O processo já foi encaminhado ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), onde o conteúdo da propaganda será avaliado se é ofensivo ou não. Até lá, a vida dos ‘Luizes Augusto’ continua de presunto.
Veja a propaganda: