A produtora Live Nation confirmou na tarde desta segunda-feira (25) o show gratuito de Madonna na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 4 de maio. Será a única apresentação da “The Celebration Tour” na América do Sul, que deve começar entre 21h30 e 21h45 e durar cerca de duas horas.
Em entrevista coletiva com os realizadores do show, patrocinadores e representantes dos governos estadual e municipal do Rio de Janeiro, Luiz Oscar Niemeyer, o produtor responsável por trazer a cantora ao Brasil, foi questionado sobre uma possível participação de Anitta no show, algo que vem sendo cogitado nas redes sociais. “Só ela [MADONNA] pode responder. É uma decisão artística”, ele disse.
Segundo Niemeyer, a cenografia que Madonna utilizou nos shows da turnê será mantida. Haverá apenas adaptações para o espaço, que contará com 16 torres de áudio e telões. “Vai ser uma estrutura maior do que a utilizada na turnê, porque ela tem se apresentado em arenas de 20 mil pessoas em média, e aqui a expectativa é bem maior.”
O produtor também discutiu o vazamento de informações sobre o show, que era especulado há meses. “Vazamento é natural ocorrer, porque são muitas pessoas envolvidas, mas não alterou de maneira nenhuma nada do que estava combinado.”
A apresentação vai ser transmitida pela Globo em seu canal aberto, no Globoplay e na Multishow. A produção do evento, cujo patrocinador principal é o Itaú, ainda vai anunciar benefícios para os clientes do banco e informações gerais sobre transporte em segurança.
A prefeitura e o governo estadual afirmaram que a referência para a organização será o último reveillón. “O mínimo de estrutura que será implementada é a que foi vista no reveillón. Temos avançado na tecnologia de revista e reconhecimento facial”, disse o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.
De acordo com Daniela Maia, secretária municipal de Turismo, as negociações para o show da cantora começaram há mais de um ano. “O prefeito Eduardo Paes deu carta branca, e a gente começou a trabalhar esse projeto em 2022. Luiz Oscar Niemeyer foi até Los Angeles para falar com empresário da Madonna, com uma carta da prefeitura, convidando-a para se apresentar na cidade.”
Aos 65 anos, Madonna fará sua quarta passagem pelo Brasil. Em 1993, ela trouxe a turnê “The Girlie Show”, divulgando o álbum “Erotica”, com apresentações no Morumbi e no Maracanã. Ela voltou em 2008, na turnê “Sticky & Sweet Tour”, do disco “Hard Candy”, novamente para os mesmos palcos, mas com mais datas -duas em São Paulo e três no Rio.
Em 2012, com a turnê do álbum “MDNA”, ela fez dois shows no Morumbi, um no Parque dos Atletas do Rio e outro em Porto Alegre, no Estádio Olímpico. O maior público foi em 1993, quando reuniu 120 mil pessoas no Maracanã.
A expectativa desta vez é que mais de um milhão de pessoas assistam à apresentação gratuita em Copacabana, o que ultrapassaria o recorde da cantora, de 126 mil pessoas, em 1990, no Estádio de Wembley, com a “Blond Ambition Tour”.
O show que será apresentado em Copacabana encerra a “The Celebration Tour”, que comemora os 40 anos de carreira de Madonna. É sua décima segunda turnê e a primeira que não está atrelada a um disco específico. No roteiro, ela passeia por todas as fases de sua carreira.
Muitas músicas do show estão fora de suas turnês há anos, como “Justify My Love” e “Live to Tell”. “Faz gostoso” -de seu disco mais recente, “Madame X”- é aposta certa para a apresentação em Copacabana. Na gravação, a cantora faz um dueto com Anitta.