A cantora Gal Costa, um dos nomes mais conhecidos da música popular brasileira, morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da artista à Folha de São Paulo.
Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida como Gal Costa, nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi uma das maiores cantoras da história da música brasileira, com quase 60 anos de uma carreira iniciada em 1965.
Gal estaria no festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora. Conforme a equipe da cantora, ela precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e teria que ficar fora dos palcos até o final deste mês.
Após passar por uma cirurgia em setembro, ela não voltou aos shows. Porém, já tinha datas da turnê As Várias Pontas de uma Estrela marcadas para dezembro e janeiro.
Sua última publicação no Instagram foi um vídeo em que canta a música 'Sorte', com Caetano Veloso, em uma participação no programa Chico e Caetano, em 1986.
Pelas redes sociais, autoridades e artistas já começaram a se manifestar. Gilberto Gil, que integrou com Gal, Maria Bethânia e Caetano Veloso o quarteto Doces Bárbaros, escreveu: "Muito triste e impactado com a morte de minha irmã gaúca". Já Janja, primeira-dama eleita, publicou: "Como assil, Gal? Não pode ser".