Estreia nesta quinta-feira (21) nas salas de cinema do Brasil o filme "Saudosa Maloca", dirigido por Pedro Serrano. O longa é inspirado na música de Adoniran Barbosa e em outras histórias presentes em suas composições.
Coube a Paulo Miklos dar vida ao músico, considerado o pai do samba paulista, autor de "Tiro ao Álvaro".
“Esse Adoniran veio com muito estudo, não é o mesmo que eu conheci na adolescência. Eu sempre amei o samba dele, e a minha formação de músico vem da música popular brasileira. Então fiquei muito feliz de resgatar essa figura emblemática”, diz o ator e ex-Titãs, que recebeu durante os preparativos uma espécie de glossário de “adonirês” para reproduzir a icônica fala do sambista.
Uma de suas principais fontes de estudo foi o documentário "Adoniran: Meu Nome é João Rubinato", também dirigido por Serrano.
“O conflito principal do filme é o tema da moradia, e a gente está vendo isso cada vez mais exacerbado. Hoje qualquer sobrado está perecendo diante da verticalização da cidade. O legal é poder usar o Adoniran para refletir sobre a nossa cidade”, acrescenta Serrano sobre a produção, que também tem no elenco Gero Camilo e Gustavo Machado como dois dos protagonistas.