O projeto Por Acaso Tardes de Improviso, ação artística de improviso realizada desde 2012, vai reunir gente de todo lugar na praça do Centro Cultural Martim Cererê, no Setor Sul, em uma tarde de muita dança. A ideia é transformar o local em uma pista de dança gratuita neste sábado (13). E nem precisa saber dançar.
A atividade integra a programação do Casa Fora de Casa, que promove também diferentes ações com o objetivo de discutir a ocupação de espaços verdes.
Para este encontro, estão previstas ainda oficinas de aproveitamento de tecido, lixo ritmado, arte urbana com papel, mobiliário urbano temporário e mapeamento de rotas e sinalização.
Confira a programação completa:
9H ÀS 18H – REVESTIR – APROVEITAMENTO DE TECIDO - Casulo Moda Coletiva
A oficina tem o intuito de reaproveitar tecidos descartados nas confecções goianas para desenvolver instalações lúdicas (funcionais ou não) destinadas aos usuários das praças e transeuntes da região. REvestir a praça com novas cores e texturas. De forma interativa o grupo fará um reconhecimento da área e uma discussões a respeito dos “acertos” e das “oportunidades de melhoria” do lugar, posteriormente serão levantadas algumas proposta de soluções rápidas e o desafio é resolver tudo em grupo, colocando a mão na massa e a criatividade em prática.
9H ÀS 12H – LIXO RITMADO – Vida Seca
A oficina Lixo Ritmado possibilita aos participantes vivenciar uma experiência nova e instigante. Partindo de materiais descartados pela sociedade, como diversos tipos de lixo e sucata, propõe-se às pessoas reinventar o significado destes objetos através da música.
9H ÀS 18H – ARTE URBANA COM PAPEL – Laila Loddi
A oficina “Arte Urbana com Papel” propõe a experimentação do papel na criação de texturas, formas e volumetrias aplicadas em instalações artísticas e ações urbanas. O papel, em seus diferentes tipos, formatos e gramaturas, é um material leve, acessível e flexível, cuja transformação de folha em forma tridimensional configura possibilidades de criação infinitas. A oficina apresentará uma pesquisa de instalações artísticas com papel, discutindo o estado da arte e transmitindo técnicas de dobra e corte em exercícios práticos de métodos de vincar, manipular e moldar papel.
9H ÀS 18H – MOBILIÁRIO URBANO TEMPORÁRIO – Fernanda Tosta
A proposta da Oficina de Mobiliário Urbano é aprender técnicas de criação e construção para fabricação em madeira de mobiliário urbano temporário e despertar o olhar pela apropriação do espaço verde disponível nas praças. Por meio de ferramentas manuais de corte e fixação a construção das peças será feita de forma coletiva e orientada pela Designer e professora de Marcenaria Fernanda Tosta.
9H ÀS 18H – MAPEAMENTO DE ROTAS E SINALIZAÇÃO – Gabriela Silveira
Oficina que visa catalogar rotas no bairro que são amigáveis para circulação a pé e de bicicleta, além de localizar pontos em que deve haver sinalização sobre essas rotas, orientação sobre espaços públicos existentes, pontos importantes e conhecidos e tempo estimado para percorrer cada rota.
18H ÀS 21H - POR ACASO_tardes de improviso (Celebração-Arte: casAcorpO + ¿por quá? + Vida Seca)
O POR ACASO é uma ação artística de improviso de danças e músicas realizado desde 2012 pelos grupos anfitriões e provocadores: ¿por quá? e Vida Seca. Após um dia recheado de oficinas, todos estão convidados a improvisarmos e nos encontrarmos em uma intervenção urbana aberta, democrática e seriamente celebrativa.