A partir desta segunda-feira (13) até domingo (19), quem passar pelo Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, poderá assistir gratuitamente interpretação de obras clássicas do teatro. As apresentações fazem parte do projeto da Oficina Cultural Geppetto e serão realizadas às 19 horas.
Segundo os organizadores, cinco grupos teatrais foram convidados para participar do projeto que tem como objetivo debater as produções culturais do estado, possibilitando reflexões entre comunidade e artistas.
Confira a programação:
Data: 13, 15, 16 e 17 de junho de 2016 - (De segunda, quarta e quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Oficina Cultural Geppetto: Rua 1013, QD. 39, LT. 11, N° 467 - Setor Pedro Ludovico, Goiânia - GO, 74820-260.
Entrada: franca
Informações: Oficina Cultural Geppetto - (62) 3241-8447
Dia 13/06/2016 (Segunda-feira)
Hora: 19h
Grupo de Teatro: Guará da PUC Goiás
Texto: Adeus Robison
Autor: Júlio Cortázar
Direção: Samuel Baldani
Leitura: Allan Santana, Bárbara Vilela, Thaíse Monteiro, Rui Bordalo.
Gênero e Classificação indicativa: Drama – Livre
Sinopse: A peça de 1995, retrata história do personagem icônico, Robinson Crusoé e seu companheiro “selvagem”, sexta-feira, numa ilha. Palco de uma narrativa da solidão humana – “não há lugar para os náufragos da história, para os senhores da poeira e da fumaça, para os herdeiros do nada”. Segundo o jornalista e escritor, Fausto Wolff, a dramaturgia é uma “pequena obra-prima”.
Dia 13/06/2016 (Segunda-feira)
Duração: 30min
Hora: 20h
Grupo de Teatro: Cia Comfome
Texto: O princípio de Arquimedes
Autor: Josep Maria Miró
Direção: O grupo
Leitura: Allan Jacinto Santana, João Paulo Falcão, Larissa Sisterolli, Rui Bordalo
Gênero e Classificação indicativa: Drama – 14 anos
Sinopse: O princípio de Arquimedes, de Josep Maria Miró foi escrito em 1977. A obra centra-se na história de Rubens, um jovem professor de natação que é visto confortando um aluno com um beijo e, a partir de então, começa a ter sua integridade questionada. A partir do ocorrido, cada fala, cada gesto de Rubens passa a ser observado à luz da suspeita, até que a pressão à sua volta toma proporções inesperadas. O texto de Miró, traduzido para o português por Luis Artur Nunes e vencedor do Prêmio Born de Theatre 2011, coloca todos, inclusive o leitor, em um estado inquietante de suspeita e desconfiança e o convida, assim, a tomar partido entre o que se diz, o que se presume e o que de fato aconteceu.
Duração: 45min
Dia 15/06/2016 (Quarta-feira)
Hora: 19
Grupo de Teatro: Companhia Theatral do Gradiva - Centro Cultural
Texto: Laio
Autor: H. Haydt de S. Mello
Direção: Renato M. Lucas
Leitura:Renato Lucas, Cris Martins, Denise Cambotta, Priscilla Borges, Celso Rabelo, Marina Cançado, Ione Faleiro, Kristl Schütz, Doralice Lariucci, Alex Barra, Carita Laranjeira, Frederico Rosa e Lívia Jacinto.
Gênero e Classificação indicativa: Tragédia Grega – 14 anos
Sinopse: Na mitologia grega, o rei Laio foi um dos personagens que fundou a cidade de Tebas. Casado com Jocasta, foi advertido pelo oráculo da região, que não poderia gerar um filho, pois o mesmo o mataria. A princípio cético à profecia rogada, Laio foi pai, mas arrependeu-se e abandonando o menino numa montanha. A criança deixada à morte foi acolhida pelo rei Corinto, de Pólibo. Jovem, o "filho de dois reis" cumpri o ciclo prenunciado pelo oráculo. Esse home era Édipo.
Duração: 50min
Dia 16/06/2016 (Quinta-feira)
Hora: 19h
Grupo de Teatro: GTI – Núcleo de Investigação Cênica
Texto: Entre Quatro Paredes
Autor: Jean Paul Sartre
Direção: Bruno Peixoto
Leitura: Bruno Peixoto, Eduardo Babugem, Rita Alves e Valéria Livera
Gênero e Classificação indicativa: Drama Existencialista
Sinopse: A dramaturgia de um ato foi escrita em1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Na trama, três pessoas morrem e chegam a um inferno, onde não existem demônios ou fornalhas, como retrata à religião. Contudo há somente um cômodo fechado, que condena os personagens a viverem juntos.
Duração: 40min
Dia 17/06/2016 (sexta-feira)
Hora: 19h
Grupo de Teatro: Laborsatori Teatro
Texto: Um Bonde Chamado Desejo
Autor: Tennessee Williams
Direção: Alexandre Nunes
Leitura: Renata Weber, Flávia Suarez, Andreane Lima, Lívia Vergara, Iago Araújo, Alexandre Nunes
Gênero e Classificação indicativa: Drama - 14 anos
Sinopse: Publicada em 1947, essa história venceu o prêmio Pulizter de literatura de 1948, a história retrata a arte e o papel do artista na sociedade. Na trama, a sonhadora e atormentada Blanche DuBois muda-se para a casa da irmã, Stella, onde sofre com a brutalidade do cunhado. Dentre os conflitos que permeia à violência, o espírito etéreo da protagonista, ergue-se num duelo entre o sonho e a realidade.
Duração: 40min