O cantor Gusttavo Lima deu início ao formato atual das superlives, Marília Mendonça é a dona da maior audiência nos shows on-line e Bruno & Marrone os campeões de memes. Mas um título somente Leonardo tem: o rei das lives. O goiano já fez apresentação sozinho, cantou com Eduardo Costa no projeto Cabaré, com o filho Zé Felipe e ao lado de Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano na turnê Amigos. Para aumentar ainda mais essa lista, ele faz show hoje com o grupo Raça Negra, às 20h15, com transmissão no canal dos artistas no YouTube, e amanhã, a partir das 16 horas, participa da segunda edição do Festival Villa Mix em Casa Modão, no YouTube do evento.
“Faço tantas lives porque estou com saudades dos shows com público e assim que essa desgraça de pandemia passar vou retomar minha agenda imediatamente. Serão dois dias de grandes sucessos e vai ser muito bom tocar ao lado de artistas de quem sou fã”, comenta Leonardo, em entrevista à reportagem. No Festival Villa Mix, o goiano toca pela segunda vez e participa agora ao lado das duplas Gian & Giovani, Rick & Renner, César Menotti & Fabiano, Teodoro & Sampaio e Os Parazim. No repertório, uma seleção de grandes clássicos, como Pense em Mim, Entre Tapas e Beijos, Talismã e Temporal de Amor.
Na pandemia, Leonardo tornou-se o convidado oficial das lives sertanejas. Depois de diversas participações, o artista foi bastante cobrado nas redes sociais para um show solo e atendeu os pedidos no dia 27 de junho, em palco montado na sua casa, em Goiânia. Ele chegou até a brincar com a situação e pediu um descanso.
“Calma, meu povo, preciso desinchar meus pés”, postou no Instagram. O cantor caiu no gosto do público pelo carisma peculiar. Ao vivo, ele brinca com os amigos, conta piadas, fala palavrões, se emociona, toma uma pinga, tudo no mesmo astral e sem seguir nenhum roteiro.
As apresentações em parceria não passaram ilesas de polêmicas. No show Cabaré, que atraiu quase 3 milhões de acessos simultâneos no YouTube, Eduardo Costa fez piadas machistas, comentários sobre a filha de Thaeme e exagerou nas brincadeiras com Leonardo. Apesar dos cantores negarem, o clima não ficou bom e pouco tempo depois Eduardo saiu da Talismã, escritório de Leonardo. “Quero dizer que eu e ele nunca discutimos a não ser sobre música. A gente nunca teve divergência. Ele fala coisas que apenas ele tem coragem de falar. Sou fã dele e muito grato”, disse o goiano em postagem no Instagram.
Romantismo
Já o romantismo da programação do Festival Villa Mix fica por conta do show de Rick & Renner, que vão apresentar a turnê Seguir em Frente, iniciada na retomada da parceria em 2018, após três anos afastados. No repertório, os maiores clássicos dos quase 30 anos de carreira, como Ela É Demais, Filha, Cara de Pau e Mil Vezes Cantarei. “São músicas que não podemos deixar de cantar e que tiveram uma trajetória de sucesso nas rádios de todo o Brasil”, adianta Rick, em entrevista por telefone. Durante a pandemia, a dupla vem produzindo um novo projeto que deve ser lançado ainda em 2020.
Na trajetória, Rick & Renner têm 18 discos e três DVDs, mas nunca gravaram um álbum dedicado ao modão – projeto que tornou-se comum entre vários artistas do sertanejo universitário, como João Neto & Frederico, João Bosco & Vinícius e Michel Teló. A dupla sempre bebeu da fonte do romantismo, estilo tão característico em nomes como João Paulo & Daniel e Zezé Di Camargo & Luciano. “A ideia de fazer um trabalho com abordagem caipira passou pela nossa cabeça várias vezes, mas nunca deu certo. Ainda não desistimos e pretendemos fazer um trabalho voltado para essa temática”, conta.
Outra dupla na programação do festival que é romântica por natureza são os paulistas Gian & Giovani, que retomaram a parceria em 2018 após quatro anos separados por conta de brigas e desentendimentos. Na live, eles vão relembrar grandes sucessos, como Olha Amor, Mil Corações, Espuma de Cerveja e Convite de Casamento. Os irmãos começaram a carreira em 1988 e em pouco tempo tornaram-se um dos nomes mais populares da década de 1990, mesmo numa época que quase sempre é lembrada como de domínio de Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano.
Os irmãos César Menotti & Fabiano são os representantes do gênero romântico mais novos da programação da segunda edição do festival modão. A dupla surgiu no cenário em 2004, numa remodelagem do sertanejo raiz para o universitário, com presença de guitarras, piano e batidas que mesclam forró, funk e pop. O primeiro disco, Palavras de Amor, caiu no gosto nacional e rendeu singles como Leilão, Como um Anjo e Caso Marcado, que devem fazer parte do repertório da live, assim como Ciumenta, Bandido do Amor e Se Fosse Eu, do álbum Com Você, de 2009, vencedor do Grammy Latino na categoria melhor álbum de música romântica.