Famosos

Representante de Goiás no Mestre do Sabor disputa repescagem para chegar à final

Camilla Maia / Rede Globo
Álvaro Gasparetto: “Estar no reality faz com que os profissionais ganhem projeção nacional, e essa etapa com certeza é muito importante para as próximas fases da competição”

O chef Álvaro Gasparetto, um dos representantes de Goiás na disputa do Mestre do Sabor, reality culinário da Rede Globo, ganha a chance de estar na reta final da disputa. No programa que vai ao ar nesta quinta-feira (2), o cozinheiro participa da Repescagem, etapa inédita no formato da competição, que dá a chance de retornar ao reality depois de ter sido eliminado na última semana. O jogo, comandado pelo chef Claude Troisgros e seu parceiro Batista, vai ao ar logo depois da novela Fina Estampa.

Dessa vez, os participantes terão de se reinventar na cozinha elaborando uma versão dos populares pratos feitos, os PFs, tão típicos da gastronomia brasileira. Competem com Gasparetto os chefs Bruno Hoffmann, Moacir Santana, Francisco Pinheiro e Gi Nacarato. “Os pratos feitos dizem muito da cultura do brasileiro. É algo que faz parte da gastronomia de vários lugares do País, inclusive de Goiás”, destaca o profissional.

O competidor que passar na Repescagem já tem o lugar garantido na fase Na Peneira, que será realizada na próxima semana. Os chefs Lydia Gonzales, Júnior Marinho - o outro nome representante de Goiás na disputa -, Ana Zambelli, Dário Costa e Serginho Jucá já estão classificados para a reta final. Após a próxima etapa, há a semifinal e a grande final. O ganhador do Mestre do Sabor recebe um prêmio de R$ 250 mil.

“O choque cultural entre estilos e técnicas gastronômicas se destacou nos Duelos, o que deixa a etapa como uma das mais interessantes da competição. Saber que existe uma possibilidade de ser repescado traz um alívio”, comenta Gasparetto. Apesar de ser representante de Goiás, o chef é natural de Mogi das Cruzes (SP). Formado em gastronomia em São Paulo, Gasparetto mudou-se para Goiânia há cinco anos depois de concluir uma pós-graduação na Suíça. Na capital goiana, abriu um restaurante especializado em carne de porco e, em 2018, vendeu o espaço para assumir a cozinha do Parrilla.

O reality Mestre do Sabor já está em sua segunda temporada. Na primeira, o paulista Gabriel Coelho conquistou o prêmio do programa. Para Gasparetto, o jogo é uma janela para que outras pessoas conheçam seu trabalho e se identifiquem com sua jeito de pensar gastronomia contemporânea. “Tenho tido um retorno enorme. Estar no reality faz com que os profissionais ganhem projeção nacional, e essa etapa com certeza é muito importante para as próximas fases da competição”, destaca.

Conquista

Enquanto Álvaro Gasparetto tenta hoje voltar à disputa do Mestre do Sabor, o outro nome de Goiás, Júnior Marinho, já está selecionado para as fases finais. Natural de Rio Branco, no Acre, o profissional mudou-se para Goiânia em 2010 quando ainda cursava a graduação em Direito. Desistiu da profissão, foi fazer publicidade e no meio do caminho tomou outro rumo na carreira: a gastronomia.

“Sempre fui apaixonado por Goiânia e pela sua gastronomia. Na infância, comi pequi, adorei, e a comida goiana passou a ficar muito presente na minha vida e no meu restaurante porque sou movido na cozinha por lembranças afetivas”, destaca o competidor.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI