SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A revista americana Rolling Stones divulgou nesta segunda-feira, dia 18, uma lista dos cinquenta melhores álbuns de rock da América Latina, dentre os quais figuram artistas brasileiros.
O disco nacional mais bem posicionado, segundo a publicação americana, é "Clube da Esquina", obra antológica lançada em 1979 por Milton Nascimento e Lô Borges. O trabalho aparece em quarto lugar.
O disco foi registrado praticamente ao vivo, numa mesa de dois canais um para as vozes, outro para os instrumentos.
Apesar de não ter sido recebido imediatamente como um clássico, "Clube da Esquina" rendeu um segundo volume, em 1978, e só foi sendo mais reconhecido ao longo das décadas.
Além de impulsionar as carreiras solo dos artistas envolvidos, para Milton, o álbum significou uma abertura nos horizontes de sua arte, um passo fundamental para que ele se tornasse um dos grandes nomes da música brasileira.
Em sexto lugar, aparece o disco "Os Mutantes", lançado em 1968 pela banda de mesmo nome da qual a cantora Rita Lee era vocalista. Foi nesse grupo que a cantora, morta em maio deste ano, despontou no cenário musical.
"Em Ritmo de Aventura", de Roberto Carlos, aparece em décimo nono lugar na lista, que ainda inclui o primeiro disco dos Tribalistas, lançado em 2002, "Ventura", dos Los Hermanos, "Selvagem", dos Paralamas do Sucesso, "Fruto Proibido", de Rita Lee e "Krig-ha Bandolo!", de Raul Seixas.